21 setembro 2015

WEC 2015 - 6 horas do Circuito das Américas - Porsche perde a dobradinha, mas conquista a terceira vitória consecutiva

Facebook / FIA WEC
Essa 2ª vitória consecutiva do #17, agora em Austin


Outra vitória do Porsche #17 - do trio Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley -, a segunda consecutiva deste carro que entrou definitivamente na briga pelo caneco deste ano. Está certo que o Porsche que comandou as 6 horas do Circuito das Américas (em Austin, nos Estados Unidos) foi o #18 - do trio Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb -, largando da pole e tudo, mas o problema elétrico do segundo carro de Sttutgart deu a vitória ao #17 e melhorou a situação do campeonato.

Mais uma vez a Audi brigou pelo último degrau no pódio - como aconteceu em Nürburgring -, mas foram recompensados pelos problemas que a Porsche teve e colocaram o #7 - do trio Marcel Fässler, André Lotterer e Benoît Tréluyer - e o #8 - do trio Lucas Di Grassi, Loïc Duval, Oliver Jarvis - no pódio. O #8 acabou cedendo a posição para o #7 assim que a última hora foi aberta, mesmo tendo sido o melhor Audi durante toda a prova. Atitude justificada, afinal é o trio do #7 que está na briga pelo caneco e lidera o campeonato de pilotos.

Essa foi outra corrida que Toyota foi uma mera figurante. O carro #1 - dos campeões Anthony Davidson e Sébastien Buemi com o japonês Kazuki Nakajima - terminou em quarto com duas voltas de atraso. O Toyota #2 - do trio Alexander Wurz, Stéphane Sarrazin e Mike Conway - sofreu com os carros das classes GTEs e foi ao dar a volta em um desses carros que o segundo TS040 rodou e bateu. Ano está e vai seguir deprimente para os japoneses até a temporada acabar.

As irmãs alemãs comandam os dois campeonatos do WEC na classe LMP1. Entre os pilotos, o campeonato está polarizado entre o trio do Audi #7 e o trio do Porsche #17. Marcel Fässler, André Lotterer e Benoît Tréluyer tem 113 pontos contra 103 de Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley. Entre as montadoras é a Porsche que lidera com 220 pontos contra 184 da Audi. Lembrando que ainda restam três etapas. Vai ser bem interessante ver essa briga.

Na LMP2, a vitória ficou com o Ligier #26 da G-Drive. O trio formado por Roman Rusinov, Julien Canal e Sam Bird comandou boa parte da corrida e terminou com pouco mais de 1m20s de vantagem sobre o Oreca #47 - comandado pelo trio Matthew Howson, Richard Bradley, Nicolas Lapierre - da KCMG, de Hong Kong. O segundo carro da G-Drive, o Ligier #28 - do brasileiro Luis Felipe Derani com Gustavo Yacaman e Ricardo Gonzalez - terminou em terceiro e completou o pódio. No campeonato, a dupla Matthew Howson e Richard Bradley, do carro #47 da KCMG, é que lidera com 122 pontos. O trio Roman Rusinov, Julien Canal e Sam Bird, do G-Drive #26, acompanha a distância com 108 pontos. Na cola, vem o trio Luis Felipe Derani, Gustavo Yacaman e Ricardo Gonzalez, do G-Drive #28, com 104 pontos.

Na LMGTE Pro, a Porsche mais uma vez foi a protagonista da briga pela ponta (Um abre parênteses bem rápido! Eu tenho pensado desde as 24 horas de Le Mans, que o momento da Porsche é tão bom que se eles tivessem um carro na LMP2 eles também brigariam pela vitória das corridas na P2. Digo isso porquê os caras tem brigado pela ponta das corridas em todas as categorias que eles estão disputando no WEC - no caso são a LMP1, LMGTE Pro e LMGTE Am). A Porsche fez a dobradinha com os 911 RSR #91 - Richard Lietz e Michael Christensen - e o #92 - Patrick Pilet e Frédéric Makowiecki. A diferença entre a dupla foi de quase oito segundos. O pódio ficou completo com a Ferrari #71 - Davide Rigon e James Calado -, da AF Corse. No campeonato, Richard Lietz é o líder - sozinho mesmo - com 98 pontos seguido pela dupla Davide Rigon e James Calado com 87 pontos. Michael Christensen - também sozinho - completa os "3 primeiros" com 80 pontos. Briga bem interessante.

Na LMGTE Am, a Porsche foi derrotada pela Ferrari. A russa SMP Racing, com a Ferrari 458 Italia #72 - do trio Victor Shaytar, Andrea Bertolini e Aleksey Basov - derrotou o Porsche Porsche 911 RSR #88, da Abu Dhabi-Proton Racing - do trio Christian Ried, Khaled Al Qubaisi e Earl Bamber -, com uma vantegem de pouco mais de 40 segundos. Outra Ferrari 458 Italia completou o pódio, #83 da italiana AF Corse - do trio François Perrodo, Emmanuel Collard e Rui Águas. No campeonato, a tranquilidade dos vencedores da última etapa é visível. O trio da Ferrari #72 tem 131 pontos contra 96 pontos do trio da Ferrari #83.

Agora o WEC ruma para a Ásia onde acontecem as próximas etapas. Primeiro serão as 6 horas de Fuji, no Japão, no dia 11 de outubro.

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