O lance de Rossi e Márquez acabou sendo mais importante que a vitória de Pedrosa na Malásia |
Pedrosa largou bem na ponta segurando bem a pressão de Márquez com Rossi em terceiro e Jorge Lorenzo passando as Ducatis para assumir o quarto lugar. Na volta 3, Lorenzo encostou e passou Rossi já na primeira curva deixando o italiano em uma situação bem desconfortável. O cenário ficaria pior na volta 4 quando Márquez não ofereceu resistência a pressão de Lorenzo que assumiu o segundo lugar da corrida.
A partir desse momento uma briga acirrada entre Márquez e Rossi pelo terceiro posto começou a acontecer até que, restando 14 voltas, após várias fechadas tanto de Rossi quanto de Márquez, "O Doutor" claramente colocou Márquez na parte suja da pista e na tentativa de se manter na briga o espanhol acabou caindo - você pode ver no vídeo da SporTV aqui - e abandonando a corrida na sequência.
Fica claro que Rossi não se irritou com a dureza da disputa, mas do modo como ela acontecia em alguns momentos, colocando em risco a corrida dos dois pilotos. Momentos antes, Rossi havia passado Márquez e logo em seguida reclamado pelo espanhol ter fechado a trajetória com ele por dentro. A provável gota d'água, na minha opinião, não aparece nesse vídeo. Nas curvas anteriores o jogo passou do esportivamente duro com algumas fechadas bem tenebrosas dos dois pilotos, mas na tangência da curva 13 Márquez espalhou pra cima de Rossi quase pegando o pneu dianteiro do italiano que já na curva 14 fez a manobra que resultou na queda de Márquez. Uma situação não justifica a outra, mas pode ajudar a explicar. Fato é que Rossi errou em fazer o quê fez, mesmo com o jogo da "Formiga Atômica" passando do apenas duro em vários momentos.
A direção de prova prometeu rever o lance após a corrida, mas o fato é que daí em diante a prova perdeu o brilho que tinha. Com a queda de Márquez e com Rossi muito atrás, Lorenzo relaxou no segundo lugar e permitiu que Pedrosa aumentasse a vantagem na ponta, afinal, mesmo em segundo a diferença no campeonato despencou para sete pontos - podendo cair mais, caso saia uma punição para Rossi - permitindo uma virada em Valência sem muito esforço.
Nesta situação, basta para Rossi terminar uma posição atrás de Lorenzo na última corrida parra que ele levante o caneco, mas depois do que aconteceu na Malásia não dá para duvidar que a corrida final desta temporada será um cenário de uma briga bem mais acirrada - podendo passar dos limites como passou hoje - e decidindo o campeonato em uma queda.
O GP da Comunidade Valenciana encerra a temporada 2015 e define o campeão deste ano no dia 08 de novembro.
[ATUALIZADO] Saiu por voltas das 6h50 deste domingo que Valentino Rossi será obrigado a largar do último lugar em Valência, além de perder três pontos na cateira. Os pontos do GP da Malásia foram mantidos. A situação pode ganhar novos contornos porque a Honda deve apelar desta decisão, o quê causaria mais mudanças na briga pelo título.
Nenhum comentário:
Postar um comentário