Reprodução / YouTube / FIAWEC
Hoje, se existe uma categoria que rivaliza com a Fórmula 1 no quesito desenvolvimento de tecnologia essa categoria é o Campeonato Mundial de Endurance (WEC). As duas seguem para o caminho unidades híbridas que o mercado automobilístico tem pedido e apresentado nos últimos anos. Um dos grandes destaques dessas tecnologias é justamente a capacidade de recuperação de energia que as unidades de força tem. Geralmente, os carros são capazes de rodar longos trechos sem gastar sequer uma gota de combustível. Agora, imagine o quê cada um desses sistemas poderia alimentar, caso fossem empregados em outras áreas.
Como demonstração dessa potência, o WEC pediu para os atuais campeões da classe rainha da categoria fazer uma exibição. A escolha da Toyota foi preparar um café da manhã para um grupo de pessoas - não muito pequeno - com a energia dos 6 megajoules (MJ) que o TS040 - modelo que a montadora japonesa usa na classe LMP1 do WEC - recupera em uma volta em Le Mans. Assista:
Se você se perdeu um pouco no vídeo, a energia recuperada - equivalente a uma volta em ritmo de corrida em Le Mans - foi capaz de gerar eletricidade para que fossem feitas 171,4 xícaras de café, 83,3 pedaços de torrada e 57,7 ovos fritos - não me pergunte desses números fracionados, mas deve ser o cálculo feito pela Toyota da capacidade do seu sistema - e que resultou no café da manhã da imagem ali de cima.
Imagine que a Toyota não é a montadora que mais recupera energia - neste caso é a Porsche que recupera 8MJ em uma volta no circuito de La Sarthe - e no ano que vem a expectativa é de que os japoneses cheguem nos 8MJ.
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