02 novembro 2015

Nascar 2015 - Martinsville - Gordon vence pela 9ª vez em corrida épica no relógio

Fotos:Twitter / NASCAR (@NASCAR)
Vitória importante de Gordon que o deixa em condição de disputar o título em sua última corrida da Nascar


Chase após Martinsville (Clique para ampliar)
Nesta segunda-feira só se fala de uma única coisa: a corrida de ontem em Martinsville. A corrida no "relógio" começou com pista ainda molhada e em bandeira amarela - quase seca, mas ainda molhada - teve longos trechos de bandeira verde, vários pilotos do Chase envolvidos em alguns acidentes - um deles muito polêmico envolvendo Matt Kenseth e Joey Logano - e a primeira vitória de Jeff Gordon em 2015, garantindo o tetracampeão na final de Homestead no dia 22 de novembro.

Começando com os primeiros pilotos do Chase a se complicarem na briga para entrar na final. Vítima de "cantos" ainda molhados - pela chuva que caiu na manhã de ontem - no oval de Martinsville, Kyle Busch rodou, evitou o muro e voltou para a corrida com alguns arranhões no carro pelo toque com Austin Dillon. O mesmo não aconteceu com Carl Edwards que não viu o companheiro rodar logo a frente e acertou a traseira de A.J. Allmendinger - que freou para evitar um acidente com Kyle Busch -(dá para ver o acidente na playlist acima), o piloto do #19 teve muitos danos na parte da frente de seu Toyota. Buschinho ainda se recuperou na corrida e fechou em quinto, já Edwards foi só o 14º e já está na bolha de eliminação do Chase.

Pior mesmo para Brad Keselowski e Kurt Busch. Em uma das relargadas da metade final da corrida a dupla junto com Matt Kenseth causaram um acidente na saída da curva 2 e os danos sérios nos três carros. O trio ainda conseguiu retornar a pista com várias voltas de atraso e um prejuízo incontável. Keselowski terminou em 32º e 10 voltas atrás do líder, Buschão em 34º e 14 voltas atrás do líder enquanto Kenseth aprontou algo maior.

Era claro que as voltas finais da corrida seriam dominadas por Joey Logano e o piloto do Ford Fusion #22 conquistaria a sua quarta vitória consecutiva garantindo uma vaguinha na final de Miami. Gordon não tinha ritmo para duelar com Logano nas voltas finais, apenas para segurar a posição em relação a quem vinha atrás. Acontece que Kenseth - ainda engasgado com o toque de Logano que tirou a vitória do carro #20 nas voltas finais do Kansas - encontrou a oportunidade perfeita para prejudicar apenas Logano. O piloto do #22 já abria uma pequena vantagem para Gordon após uma relargada, até que Kenseth com o carro todo remendado voltou para a pista para encontrar Logano e causar o acidente polêmico do final de semana e tirar o adversário da corrida e da briga pelo título.

O acidente tirou os dois da corrida - Logano terminou em 37º e Kenseth em 38º - e prejudicou demais o piloto do #22 no Chase. Kenseth já havia tentado o revide em uma entrada nos pits em Talladega, na semanda passada, mas Logano controlou bem o carro e evitou o pior. Desta vez Kenseth esperou e acertou o meio do carro de Logano (como dá para ver na playlist acima). Logano saiu de um possível primeiro lugar do Chase para o último. Acontece que a direção da Nascar não gostou e uma decisão sobre o acidente será divulgada nesta terça-feira.

Com um dos melhores carros da pista e o caminho livre, Jeff Gordon aproveitou. O piloto do #24 ainda teve que se recuperar de um dos vários pit stops ruins de durante a corrida para assumir a ponta restando pouco mais de 20 voltas, suportar a pressão de outra relargada e - com a noite quase presente de fato - vencer pela 9ª vez em Martinsville e de quebra se garantir na disputa do título em Miami. Vitória essa que era esperada pelos fãs da categoria desde o início do ano, já que Gordon se aposenta após a corrida final da temporada em Homestead. Gordon comemorou demais a vitória e com toda a razão.

A próxima corrida acontece no oval de Fort Worth, no Texas, no dia 08 de novembro.

Nenhum comentário: