01 fevereiro 2016

F1 2016 - Paul Ricard - Os testes em que os tempos não foram importantes

Twitter / Pirelli Motorsport (@pirellisport)
Kimi Raikkonen expressou a sua insatisfação com os novos pneus de chuva
Por quê desse título? Porque normalmente, quando acaba um dia de testes, a correria é para saber quem foi o melhor do dia e comparar os melhores tempos da sessão para ter uma idéia de desempenho de cada equipe/piloto. O caso foi diferente na última semana - mais exatamente nos dias 25 e 26 de janeiro - porque as atividades que a Pirelli dirigiu em Paul Ricard, na França, não levaram para a pista todas as equipes e muito menos os carros de 2016. Por uma exigência do regulmento, foram para a pista os carros de 2015 da Ferrari (com Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen), Red Bull (com Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat) e McLaren (com Stoffel Vandoorne) com o objetivo de testar os novos compostos de chuva.

Bom, a pista foi molhada artificialmente e os carros foram colocados na pista com os novos pneus. Ainda no final do primeiro dia Kimi Raikkonen largou que preferia os compostos do ano passado e só depois do segundo dia de testes a Pirelli se manifestou de fato e nem foi sobre a atividade em Paul Ricard.

Fato é que Vettel acabou sendo o melhor dos dois dias muito pelo programa que a Pirelli fez escolhendo testar os pneus em condições de chuva extrema no primeiro dia e para o segundo dia as condições eram de pista secando.

Agora é esperar a movimentação das equipes para a pré-temporada pra valer. Dia 03 a Renault apresenta os planos de sua equipe para a Fórmula 1, dia 17 é a vez da Red Bull apresentar somente a pintura para essa temporada, dia 21 é a McLaren que dá o ar da graça e no dia 22, primeiro dia de pré-temporada, três equipes confimaram a apresentação de seus carros (Williams, Manor e a Haas) e a Red Bull ainda pode engrossar o caldo.

A Ferrari ainda deve anunciar alguma coisa, mas a especulação é que o carro novo apareça entre os dias 12 e 22 de fevereiro. A Sauber vai perder a primeira semana de testes e só mostra o carro novo em 1º de março. A campeã Mercedes, a Force India e a Toro Rosso não deram nenhum sinal de quando seus novos carros devem aparecer, mas o carro da Force India é um dos que já passou no crash-test.

Nenhum comentário: