01 fevereiro 2016

IMSA - 24 horas de Daytona

Fotos: Twitter / IMSA
Sharp, Brown, van Overbeek e Derani venceram as 24 horas de Daytona de Daytona de 2016
Mais uma vez as 24 horas de Daytona abriram o calendário da United SportsCar Racing (IMSA) e depois da chuva que desabou na quinta-feira, dia da classificação, a corrida aconteceu o tempo inteiro com piso seco.

Como normalmente acontece nas 24 horas lá da Flórida o final é sempre mais apertado do que em outras provas dessa duração, muito pela característica dos americanos colocarem bandeira amarela em todo o traçado e obrigar a entrada do safety-car. Inclusive, acho que a IMSA tem que repensar alguns procedimentos, algumas vezes durante a corrida houve muito demora no acionamento da bandeira amarela por carros parados/rodados no meio da pista. Um dos episódios causou o acidente que tirou o Delta Wing da corrida estragando a boa performance que o time estava apresentando até então.

Vou comentar cada categoria de cada vez para ficar um pouco melhor de entender as coisas (mas se você que dar uma olhada no início e no final da corrida é só clicar aqui e ver o resumão da Fox Sports). Então vamos lá!

Protótipo
Desde o início estava na cara que o desempenho do #2 [Scott Sharp (EUA), Ed Brown (EUA), Johannes van Overbeek (EUA) e Luís Felipe Derani (BRA)] era o melhor entre os carros da classe mais rápida, mesmo assim a parte final da prova tinha o domínio do #10 [Jordan Taylor (EUA), Ricky Taylor (EUA), Max Angelelli (ITA) e Rubens Barrichello (BRA)]. A vitória do #10 parecia tranquila e quase certa, parecia até a larga vantagem ser consumida aos poucos e a ultrapassagem do #2 sobre o #10 acontecer quando restava menos de três horas para o fim. Nem o últimmo safety-car atrapalhou os planos do quarteto do #2. No final foram 26 segundos de vantagem sobre o carro #10 e a terceira vitória consecutiva de um brasileiro nas 24 horas de Daytona.

O carro #90 [Ryan Dalziel (ESC), Marc Goossens (BEL) e Ryan Hunter-Reay (BRA)] que também apresentou um bom ritmo durante a corrida, chegando a beliscar a ponta, completou a prova em terceiro com quase 1m30s de atraso.

Os demais brasileiros da classe enfrentaram alguns problemas. No #5 [Christian Fittipaldi (BRA), João Barbosa (POR), Felipe Albuquerque (POR) e Scott Pruett (EUA)] terminou em quarto e com cinco voltas de atraso, o #02 [Tony Kanaan (BRA), Scott Dixon (NZL), Jamie McMurray (EUA) e Kyle Larson (EUA)] causou a última bandeira amarela por um acidente com Larson no comando do carro e não retornou para a corrida terminando classificado no 13º lugar com 28 voltas de atraso e pra fechar o #60 [Oswaldo Negri Jr. (BRA), John Pew (EUA), AJ Allmendinger (EUA) e Olivier Pla (FRA)] sofreu com problemas antes mesmo da metade e terminou apenas no 50º lugar, muito atrás do líderes e prejudicando o campeonato logo de cara.

GTLM
Black Fag / Jalopnik

O melhor final da corrida aconteceu nessa classe. Os dois Corvettes, #4 [Oliver Gavin (ING), Tommy Milner (EUA) e Marcel Fässler (SUI)] e o #3 [Antonio Garcia (ESP), Jan Magnussen (DIN) e Mike Rockenfeller (ALE)] brigavam para bater o Porsche #912 [Earl Bamber (NZL), Frédéric Makoviecki (FRA) e Michael Christensen (DIN)] até o início da hora final e acabaram conseguindo com muita facilidade. Acontece que a briga ficou aberta até o final porque o #3, que era o segundo e conduzido por Garcia, era mais rápido que #3, conduzido por Gavin. Meu amigo, a dupla fez e aconteceu nas voltas finais, mas Gavin segurou a pressão e terminou apenas 0s034 à frente de Garcia. O #912 completou o pódio da classe com 12 segundos de atraso.

Entre os brasileiros, a Ferrari #68 [Daniel Serra (BRA), Alessandro Pier Guidi (ITA), Alexandre Premat (FRA) e Memo Rojas (MEX)] andou bem durante toda a prova e esboçou participar da briga pela vitória na parte final, mas perdeu ritmo e ficou no quarto lugar na classe. A BMW #25 [Augusto Farfus Jr. (BRA), Bill Auberlen (EUA), Dirk Werner (ALE) e Bruno Spengler (CAN)] seguiu na briga pela ponta até poucas horas para o final e fechou a corrida no quinto lugar da classe.

GTD
Aqui a briga foi decidida no consumo de combustível. O Audi #44 [René Rast (ALE), John Potter (EUA), Andy Lally (EUA) e Marco Seefried (ALE)] liderava até restar pouco menos de 15 minutos para o fim, quando foram ultrapassados pela Lamborghini #28 [Rolf Ineichen (SUI), Lance Willsey (EUA), Franz Konrad (AUT), Fabio Babini (ITA) e Marc Basseng (ALE)]. Rast que mantinha um ritmo mais lento na última meia hora seguiu a ssim e viu Babini correr para os pits por falta de combustível.

Com um ritmo ainda mais lento, Rast completou a prova em primeiro seguido pelo Porsche #540 [Tim Papas (EUA), Nicky Catsburg (HOL), Patrick Long (EUA) e Andy Pilgrim (EUA)] e o Dodge Viper #93 [Ben Keating (EUA), Gar Robinson (EUA), Jeff Mosing (EUA), Eric Foss (EUA) e Damien Faulkner (IRL)].

Protótipo Challenge
Enquanto acompanhei a prova essa foi a categoria que talvez tenha menos aparecido. A PC acabou sendo a mais lenta e viu a vitória do Oreca #98 [Chris Miller (EUA), Mikhail Goikhberg (CAN), Stephen Simpson (AFS) e Kenton Koch (EUA)]. Por sinal, a PC foi a categoria que representou todos os problemas que as duas categorias de protótipos enfrentaram durante a corrida. Largaram 21 protótipos, apenas 6 terminaram na frente do primeiro GT, 2 terminaram na volta do líder (situação até que normal) e 9 tiveram um atraso de mais de 100 voltas para o líder.

A próxima corrida da IMSA serão as 12 horas de Sebring, outra prova tradicinal do Endurance, que acontece no dia 19 de março.

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