07 março 2016

Stock Car 2016 - Corrida de Duplas - Gomes/Pizzonia vencem a última corrida em Curitiba

A Stock Car abriu a temporada 2016 se despedindo de Curitiba com a Corrida de Duplas que nesse ano viu a vitória de Marcos Gomes, atual campeão, e Antonio Pizzonia. Além da despedida de Curitiba o final de semana foi um pouco abafado pelo escândalo de possível manipulação de resultados da categoria após uma reportagem da Folha de São Paulo revelar o conteúdo de uma conversa entre comissários da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) insinuando que puniram alguns pilotos que criticavam a entidade.

Largando no quinto lugar, não demorou muito até que Marcos Gomes logo estivesse em segundo e assim que teve a oportunidade, depois da troca de pilotos, Antonio Pizzonia se aproveitou da falta de um dos retrovisores do carro #90 de Ricardo Maurício/Guilherme Salas para conseguir a ultrapassagem pelo primeiro lugar. O carro #90 ainda caiu mais durante a corrida, mas conseguiu uma pequena recuperação com a punição do #111 - Rubens Barrichello/Augusto Farfus Jr. Para fechar, o pódio teve no segundo lugar Allam Khodair/António Félix da Costa, com o português dizendo que só não volta a correr na Stock "se não houver aviões", e o terceiro lugar de Maurício/Salas.

Para Curitiba, resta uma tristeza por ser a última corrida da Stock por aqui. A categoria é de longe uma das que mais lotava o Autódromo Internacional de Curitiba, rivalizando em quantidade de público com a Fórmula Truck. O autódromo que existe por aqui desde a década de 60 vai encerrar as atividades na metade do ano e o único desejo de quem está por aqui é que as ideias de pistas em Campo Largo ou São José dos Pinhais saiam do papel.

Sobre a CBA, o que poderia ser a pulga atrás da orelha de alguns pilotos parece ter se confirmado com o vazamento da conversa entre comissários feita pela Folha na segunda-feira passada. A matéria expôs a fragilidade e como é gerido o esporte no país e abriu uma grande ferida na carne Stock. Para mim, a saída é criação de uma liga independente do órgão, como acontece nos Estados Unidos com a Nascar e a Indy, deixando essas questões técnicas e desportivas com a própria categoria, sem que a CBA se envolva com isso. A Stock Car, as equipes e pilotos são as maiores vítimas nessa história e a entidade máxima do esporte aqui no Brasil deve se retratar de forma séria e sem as manobras evasivas que deu desde que a notícia saiu. Como disse Felipe Giaffone, não serão os pilotos que terão que resolver esse problema e eu ainda acho que não será essa Comissão de Inquérito que vai resolver alguma coisa. Um resumão das repercussões você pode ver na matéria do Esporte Espetacular, nesse link, exibida ontem.

Brasileiro de Turismo
No Campeonato Brasileiro de Turismo, categoria que serve de base para Stock, só Gabriel Casagrande venceu no final de semana. O paranaense dominou as duas corridas da categoria em Curitiba e tem a liderança do campeonato com 40 pontos. O pódio da primeira corrida ficou completo com Edson Coelho e Marcio Campos, já na segunda corrida o estreante Pietro Rimbano ficou em segundo e Marcio Campos repetiu o terceiro lugar.

Nenhum comentário: