23 abril 2016

F-E 2015/16 - ePrix de Paris - Di Grassi domina de novo e vence a segunda consecutiva

Twitter / FIA Formula E (@FIAformulaE)
Di Grassi dominou a prova de Paris da Fórmula E e ampliou a liderança


Clique na imagem para ampliar
Mais uma vez não teve pra ninguém e Lucas Di Grassi venceu de ponta a ponta o primeiro ePrix de Paris da história da Fórmula E. O brasileiro assumiu a ponta ainda na primeira curva e não perdeu mais. Di Grassi conseguiu abrir uma vantagem confortável bem cedo e só administrou a corrida durante todo o tempo. Uma vitória sem sustos para o brasileiro.

Nos lugares restentes do pódio a briga ficou entre as duas montadoras francesas do grid. Sam Bird, o pole, e Jean-Éric Vergne pela DS Virgin (lembrando que a DS é uma divisão da Citroën) e pela Renault Nicolas Prost e Sébastien Buemi. O vice-líder do campeonato, Buemi, ainda escalou o grid no traçado travado de Paris para alcançar o trio formado por Vergne, Bird e Prost antes da troca de carros.

Depois da troca de carros e da inversão de posições entre Buemi e Prost a briga pelos lugares restantes do pódio ficou entre Vergne, Bird e o atual vice-líder do campeonato. Vergne aguentou bem a pressão, mas Bird errou nas voltas finais, rodou e cedeu o terceiro lugar para Buemi pouco antes do safety-car que encerrou a prova. Eu ainda dou destaque para a preocupação da DS Virgin para o consumo de energia de seus pilotos durante a disputa com Buemi.

Entre os demais brasileiros tivemos alguns opostos. Nelsinho Piquet largou do meio do grid, conquistava algumas posições e acabou tendo que trocar o carro algumas voltas mais cedo por problemas em seu primeiro carro. O brasileiro ficou andando para tentar conseguir a melhor posição possível dentro de um ritmo muito inferior ao dos adversários e assim terminou em 16º.

Bruno Senna também largou do meio do grid, mas conseguiu subir na classificação com a tática da Mahindra de atrasar a troca de carros e andar mais rápido na segunda metade da corrida, mesmo assim, o brasileiro já conquistava algumas posições antes mesmo da troca de carros. Senna terminou a corrida em nono.

No campeonato, a diferença entre Di Grassi e Buemi aumenta com a vitória do brasileiro em Paris. Buemi não teve um ritmo para competir de fato com os líderes da corrida em momento algum do final de semana, dessa vez o suíço não errou, mas ainda conseguiu salvar um terceiro lugar.

As próximas etapas em Berlim e Moscou darão o tom para a Rodada Dupla de Londres e a definição do título da segunda temporada da Fórmula E.

Falando em próxima etapa, no dia 21 de maio é que acontece o ePrix de Belim, nas ruas capital alemã.

Nenhum comentário: