17 abril 2016

F1 2016 - GP da China - Rosberg passeia e Red Bull faz belo duelo com Ferrari pelo pódio

Imagens: Twitter / Formula 1 (@F1)
Rosberg mais que sobrou para conquistar a sexta vitória consecutiva
Clique na imagem para ampliar o resultado da corrida
Corrida mais que mamão com açúcar para Nico Rosberg e uma verdadeira briga de foice para o restante do grid. A corrida, no quesito de briga pela vitória, foi ruim, mas pelas outras disputas de todas as outras posições do grid foi a melhor corrida do ano com trocas de posições em todos as posições restantes. Vou para alguns destaques.

Clique na imagem para ampliar o resultado do campeonato
O alemão segue com uma sorte e uma gana pouco vista na carreira dele. Para mim, o caneco está bem encaminhado até porque são três vitórias em três corridas, fora isso tem as outras três vitórias do final do campeonato do ano passado que mostraram que quando ele quer de fato, ele pode brigar no mesmo nível de Hamilton com essa Mercedes.

Lewis Hamilton, por sua vez, já sente a pressão mesmo com o campeonato mal ter iniciado. Os problemas mecânicos não indicam isso, apenas indicam que faltou sorte para o inglês, até porque esse tipo de coisa acontece com qualquer um. O indicativo que Hamilton está nervoso estão nas largadas mal executadas, nas afobações que aparecem após essas largadas e a aparente falta de interesse pelo momento só mostram que o inglês não está com a cabeça no título desse ano.

A Ferrari desta vez estava um passo atrás da Mercedes, ainda viu uma Red Bull forte e com mesma força que os "Cavallinos Rampantes". Mesmo assim Sebastian Vettel arrancou um segundo lugar para salvar o resultado da escuderia depois do toque na primeira curva. Ainda acho que Vettel reclamou demais de uma situação de corrida.

A Ilmor parece ter feito um bem danado para os motores Renault e ajudou diretamente a Red Bull. O motor mais confiável e mais potente recolocou o time entre os três melhores times do grid e novamente em condições de brigar pelo pódio. Daniil Kvyat e Daniel Ricciardo fizeram duas belas corridas, a única ressalva fica mais uma vez para a FIA que não acionou pelo menos um Safety-Car Virtual para a limpeza da pista ainda na primeira volta e gerou o furo de pneu de Ricciardo que tinha um belo segundo lugar e prejudicou o australiano e quem sabe outros pilotos.

Felipe Massa fez uma corrida dentro das condições de estratégia e do que aconteceu com ele durante o final de semana. O mais importante foi terminar à frente de Valtteri Bottas. Outro ponto importante são os pit-stops da Williams que melhoraram e tem recolocado os carros do time ainda na briga pela posição e nessa corrida fez o melhor pit-stop no carro do brasileiro. Acho que o time Grove ainda precisa melhorar a estratégia e precisa arriscar mais, mas entendo o porque de estratégias mais conservadoras.

Felipe Nasr mais uma vez sofreu com o carro da Sauber e outra vez andou boa parte da corrida atrás de Marcus Ericsson, além disso foi pivô do acidente com Hamilton, também coisa de corrida. O brasileiro fez pouco e terminou apenas na 20ª colocação.

Como falei lá em cima, o campeonato só não está decidido porque se passaram apenas três etapas, mas Rosberg já parte com uma bela vantagem. O alemão da Mercedes já tem 36 pontos de vantagem para Hamilton (segundo colocado no campeonato) e 39 pontos de vantagem para Ricciardo (terceiro colocado no campeonato). Bom, a diferença já supera a pontuação de uma vitória e complica a vida dos adversários.

Lembrando que a próxima etapa abre a temporada européia com o GP da Rússia que acontece no dia 01 de maio.

Nenhum comentário: