24 abril 2016

MotoGP 2016 - GP da Espanha - Rossi mostra superioridade no início, sobra e vence com facilidade

Imagens: Twitter / MotoGP (@MotoGP)
Assim, empinado que Rossi cruzou com sobras a linha de chegada do GP da Espanha
Depois da queda em Austin duas semanas atrás, Valentino Rossi levantou, sacudiu a poeira e deu a volta por cima no GP da Espanha, justamente a casa dos principais adversários dele na MotoGP. "O Doutor" largou bem e suportou com tranquilidade a pressão de Jorge Lorenzo nas primeiras voltas, chegando a dar um "X" no companheiro de Yamaha para defender a ponta e em seguida abrir a vantagem confortável para vitória tranqüila em Jerez. Rossi se recoloca na briga pelo caneco subindo para o terceiro lugar no campeonato e buscando encostar em Marc Márquez e Jorge Lorenzo.

Lorenzo terminou a corrida bem irritadinho com o desempenho da M1 #99. O atual campeão da MotoGP não conseguiu seguir com um ritmo que permitisse uma briga pela vitória em Jerez de la Frontera e viu uma primeira metade de corrida comprometida por uma disputa com Marc Márquez que o atrasou bastante para brigar pela vitória.

Márquez por sua vez tinha uma boa moto para a disputa com Lorenzo, mas errou na volta 15 e deixou com que Lorenzo escapasse e foi assim que acabaram as brigas por qualquer posição no pódio. Claramente o "Formiga Atômica" pensou no resultado para o campeonato e salvou o digno terceiro lugar. Por enquanto, um bom campeonato de um piloto que até um tempo atrás era piloto de "vitória ou chão".

Mais atrás, Daniel Pedrosa conseguiu se segurar no quarto lugar mesmo com a pressão de Aleix Espargaró com a boa Suzuki. Tanto Espargaró quanto Maverick Viñales andaram bem e chegaram a duelar tranquilamente com Andrea Dovizioso pelo quinto lugar enquanto o italiano esteve na pista. Os dois ainda tentaram o quarto posto, principalmente Aleix Espargaró, mas Pedrosa se defendeu muito bem.

Andrea Iannone que não fez jus ao desempenho da Ducati, terminou apenas com o sétimo lugar e bem distante das Suzukis. Enquanto estava na pista, Dovizioso estava bem na briga pelo quinto lugar, mas sofreu com problemas na traseira de sua moto e abandonou mais uma vez. É muito azarado esse Dovi. Iannone que deveria fazer as honras da casa italiana não correspondeu tão bem assim.

No campeonato, Márquez segue com uma gordura na ponta do campeonato. O espanhol da moto #93 tem 82 pontos contra 65 de Jorge Lorenzo. Lembrando que o "Formiga Atômica" por enquanto é o único que completou todas as corridas no pódio nessa temporada e já abre nesse momento 17 pontos para o atual campeão, Jorge Lorenzo. Rossi agora é o terceiro com 58 pontos seguido por Daniel Pedrosa, que tem 40, e Pol Espargaró, da Yamaha Tech 3 e que tem 36 pontos, fechando o Top 5 do campeonato.

A próxima etapa da MotoGP é o GP da França, em Le Mans, no dia 08 de maio (também conhecido como Dia da Mães).

Nenhum comentário: