02 abril 2016

Quem pode bater a Citroën?

`Reprodução / YouTube / FIA WTCC
Quem consegue bater a atual bicampeã do WTCC

Podemos dizer que um dos grandes motivos que ajuda no domínio de José María López nas duas últimas temporadas do WTCC está ligado também ao domínio da Citroën entre as montadoras. Os franceses, que reduziram o programa para o WTCC neste ano, com muita frequência em 2014 e 2015 conseguiam não só dobradinhas, mas trifetas ou quadras em quase todos os finais de semana, isso quando não conseguiam repetir os bons resultados nas duas corridas.

O quarteto do time de fábrica da Citroën (formado por López, Yvan Müller, Sébastien Loeb e Ma Qing Hua) e o quinto carro da marca que corrida pela equipe privada de Loeb (e conduzido por Mehdi Bennani) não raramente eram imbatíveis.

Para piorar a situação da concorrência, quando López não estava bem, a Citroën tinha um Müller ou um Loeb muito inspirados dando poucas oportunidades para a Honda e a Lada de subirem ao pódio com mais de uma carro por corrida.

O panorama deve mudar em 2016, afinal, a Citroën reduziu o seu programa de fábrica de quatro para três carros (mesmo aumentando na equipe satélite de um para dois carros), a Honda aumentou o programa de fábrica de dois para três carros e a Volvo entrou no certame com dois carros.

A expectativa é que as forças pelo menos se reequilibrem, mas mesmo com um programa de fábrica reduzido a Citroën parte como favorita pelo que fez nas últimas duas temporadas.

Nenhum comentário: