11 maio 2016

Estratégia de pneus para o GP da Espanha

Twitter / Formula 1 (@F1)
A Fórmula 1 desembarcou na Europa (não que a Rússia, já não fosse), mas é que o início da fase europeia é teoricamente iniciada com o GP da Espanha. Bom, seguindo o que vimos nas quatro primeiras corridas vou tentar chutar as estratégias pelo que foi divulgado pela Pirelli e como aconteceram nas etapas passadas. Prometo que tentarei ser o mais breve possível com cada equipe.

MERCEDES
Os atuais campeões testaram basicamente com os pneus macios (amarelos) e os médios (brancos) durante toda a pré-temporada. O ritmo era quase sempre 1s5 mais rápido que os principais adversários com esses pneus. Talvez seja por isso que os dois pilotos da Mercedes tenham apenas um jogo de pneus duros (laranjas) cada um.

FERRARI
Também com apenas um jogo de pneus duros para cada piloto, os italianos apostaram em um jogo a mais de pneus macios que a Mercedes e que deve indicar que as Ferraris devem andar a maior parte da corrida com os compostos mais rápidos por mais tempo.

WILLIAMS
Mostrando que não se entendeu muito bem com os compostos macios, a Williams segue o mesmo esquema da Mercedes e com a possibilidade de usar os macios e médios em quantidades iguais durante a corrida. Com toda a certeza, a definição exata da estratégia deva sair apenas no sábado.

RED BULL
Os touros vermelhos retiraram um médio (os dois vão com quatro cada) e tem um duro a mais que a Mercedes. A Red Bull aparentemente tem duas apostas bem claras: andar mais lento e fazer menos paradas ou a padrão de andar mais rápido com mais paradas. Isso porque os touros vão levar sete jogos de pneus macios cada. Outra coisa, até o que eu sei e pelo que vi quando Stoffel Vandoorne substituiu Fernando Alonso, Max Verstappen deve correr com a escolha de pneus que Daniil Kvyat havia feito antes da troca de pilotos e vice-versa.

FORCE INDIA
Mais zicada que o aedes, a Force India curiosamente fez escolhas mais equilibradas para os seus pilotos. Cada piloto do time terá a disposição dois jogos de pneus duros, cinco jogos de pneus médios e outros seis de pneus macios. A escolha, ao meu ver, é bem cautelosa para tentar brigar com a McLaren, Renault, Sauber e Manor, ou então, sair dessa briga. Os treinos livres e o resultado da classificação é que vão ajudar na definição da estratégia para a corrida e que deve ser tão cautelosa quanto a escolha.

RENAULT
Os Minions da Fórmula 1 vão ver os seus pilotos com pequenas variações na estratégia que é baseada no uso dos pneus macios por mais tempo. Com um carro não tão bom o jeito é apostar em um ritmo melhor o maior tempo possível e contar com uma bobeada dos outros times.

TORO ROSSO
Os muleques da Red Bull vão apostas nos compostos mais macios para tentar brigar com a matriz e a Williams. Lembrando que Daniil Kvyat deve correr com a escolha feita por Max Verstappen antes do troca-troca das duas equipes.

MCLAREN
Quer ter uma ideia da melhora dos motores Honda? Ou o quanto a Mercedes melhorou? Bora comparar a McLaren e a Mercedes porque os quatro pilotos fizeram exatamente a mesma escolha de pneus para esse final de semana. Claro que algumas proporções devem ser guardadas e verificadas, mas será bem interessante comparar as duas equipes que foram partes dos extremos da temporada passada.

SAUBER
Como falei com a Force India, com o um carro tão ruim a estratégia mais conservadora talvez seja uma solução para ganhar posições nas falhas dos adversários e é assim que vem a Sauber para o GP da Espanha.

MANOR
Seguindo a mesma estratégia dos indianos, a Manor vai atrás da possibilidade de brigar por algo mais que não ficar em último. O time inglês vai brigar com a Sauber e com uma estratégia até mais conservadora que do time de carros azuis e amarelos.

HAAS
Se a primeira impressão é a que fica a Haas está levando o ditado bem a sério. O time é o que tem as escolhas de pneus mais arriscadas com oito jogos de pneus macios para os dois pilotos. Claramente o time vai usar os pneus mais duros o menor tempo possível para andar a maior parte do tempo com os compostos macios.

Nenhum comentário: