29 maio 2016

F-Indy 2016 - Indy 500 - Rossi vence na base da economia de combustível

Twitter / IndyCar Series (@IndyCar)
O novato Alexander Rossi venceu a edição de número 100 das 500 milhas de Indianápolis
Se a prova era histórica, não poderíamos ter outro final de corrida que não fosse histórico. Em final cheio de dúvidas e alternativas, Alexander Rossi venceu a prova mais tradicional do automobilismo na tática de economia de combustível. O piloto que saiu da Marussia, na Fórmula 1 na última temporada, conquista a primeira vitória na Indy de forma épica.

Curiosamente, aos poucos a corrida se desenhava para uma vitória de uma figura menos expressiva na categoria. Primeiro foi Juan Pablo Montoya que bateu, depois Ryan Hunter-Reay que foi atingido por Townsend Bell na saída dos boxes. Will Power, Simon Pagenaud e Scott Dixon faziam corridas discretas e deixavam espaço para pilotos como James Hinchcliffe, Josef Newgarden e Carlos Muñoz. Das figuras mais conhecidas, os brasileiros Tony Kanaan e Hélio Castroneves surgiam como favoritos. Rossi aparecia logo após as rodadas de paradas em bandeira verde, geralmente tentando recuperar uma volta perdida.

Castroneves seria tirado da briga após JR Hildebrand levar parte do spoiler traseiro do carro do brasileiro. Ainda restavam Kanaan, Newgarden e Muñoz que se desgarravam do resto do grid, mas com a incerteza de que conseguiriam chegar ao final com aquele tanque de combustível.

Não conseguiram. A epopéia de Rossi começava na relargada com a economia de combustível que estava fazendo no último stint de corrida e ficaria completa com a parada dos líderes nos boxes para o reabastecimento final. Ainda restaria as voltas finais intermináveis em velocidade bem reduzida para que a vitória viesse. Foi quase parando que Rossi completou a corrida para vencer pela primeira vez na Indy e uma Indy 500.

Como aconteceu com Dan Wheldon em 2011, parece que a pista escolheu Rossi, afinal de contas, o americano passou poucas e boas para tentar uma vaguinha na Fórmula 1 e talvez não tenha melhor forma de ser recompensado do que com essa vitória nas 500 milhas de Indianápolis.

Muñoz e Newgarden completaram o Top 3. Kanaan completou a prova em quarto e Castroneves em 11º.



O campeonato da Indy agora ganha mais atenção e segue para o final de semana de Rodada Dupla em Detroit no próximo final de semana.

Nenhum comentário: