29 maio 2016

F1 2016 - GP de Mônaco - Red Bull erra e deixa vitória cair no colo de Hamilton

Imagens: Twitter / Formula 1 (@F1)
Hamilton foi perfeito na estratégia e ainda mais na pilotagem para vencer a primeira do ano
Parecia improvável Lewis Hamilton vencer. Parecia improvável a Red Bull errar. Por incrível que pareça isso tudo aconteceu. A Mercedes e Hamilton foram perfeitos na estratégia e ainda contaram com um erro grotesco da Red Bull na segunda parada de Ricciardo para garantir a vitória do GP de Mônaco. Sérgio Pérez completou o pódio depois de fazer uma corrida sem erros e segurar Sebastian Vettel na parte final da prova.

Podemos dizer que Hamilton foi perfeito nesse GP de Mônaco. O inglês esperou a pista quase que secar por completo para fazer apenas uma parada enquanto todos os outros adversários já estavam na segunda parada para troca de pneus depois de terem partido com pneus de chuva, passarem para os intermediários e aí andarem com os de pista seca. Hamilton foi direto dos pneus de chuva para os de pista seca. Com isso o inglês pulou para a ponta, mas não sem uma colaboração da Red Bull.

Daniel Ricciardo liderava e tinha tudo para voltar da segunda parada ainda na ponta, mas a Red Bull não estava com os pneus prontos e o australiano perdeu segundos preciosos e que garantiram a ponta de Hamilton até o final. Uma pena porque Ricciardo chegou a pressionar Hamilton, mas o inglês conseguiu segurar a pressão com certa facilidade no aperto da ruas de Mônaco. O erro não foi muito bem recebido por Ricciardo que não estava com cara de "muitos amigos" no pódio. É claro que a Mercedes tem seus méritos, mas o erro da Red Bull foi determinante para o resultado final da prova.

O GP de Mônaco é palco de algumas surpresas com muita freqüência e dessa vez não foi diferente. Sergio Pérez foi outro que andou muito bem e também com uma estratégia certeira logo apareceu nas primeiras posições. O mexicano terminou em terceiro, mostrando que corridas assim serão a esperança da Force India que ainda não havia engrenado no campeonato. Outro destaque vai para Fernando Alonso que terminou a corrida em quinto.

Clique na imagem para ampliar o resultado do GP de Mônaco
O brasileiro Felipe Massa fez o que deu para fazer com uma Williams que não anda bem em pistas de baixa e na chuva. Por incrível que pareça, Massa e Valtteri Bottas fecharam a corrida em 10º e 11º lugares e salvaram um pontinho, coisa que esteve longe de acontecer no ano passado, por exemplo. Para fazer uma comparação rápida, as duas Williams ficaram atrás das duas McLarens que claramente apresentavam um desempenho pior que os carros de Grove durante o ano, por enquanto. Essa foi apenas a segunda vez nessa temporada que os dois carros da McLaren terminaram nos pontos.

Como a prova começou com pista molhada e foi secando conforme a corrida avançava, os acidentes aconteceram durante toda a corrida. Jolyon Palmer, Kimi Raikkonen, Daniil Kvyat e Kevin Magnussen juntos, Max Verstappen, Esteban Gutiérrez e, antes desse último, Felipe Nasr e Marcus Ericsson para desespero da Sauber.

Mais uma vez a Sauber fazia uma corrida discreta com os seus dois carros e uma ordem de equipe depois da metade parecia ser uma boa opção para tentar algo melhor. Foi aí que o time ordenou que Nasr deixasse Ericsson passar. O brasileiro negou, Ericsson tentou passar de qualquer jeito e causou um acidente entre os dois carros da Sauber. Agora imagina o desespero da direção do time ao ver a cena.

Clique na imagem para ampliar o resultado do Campeonato
Essa é a segunda corrida consecutiva que Nico Rosberg não pontua muito, apenas seis pontos nas duas corridas, e a vantagem para Hamilton deu uma despencadinha. Dos 39 pontos de vantagem para Kimi Raikkonen da corrida passada, agora a diferença é de 24 para o companheiro de Mercedes. A situação ainda é bem confortável, quase uma vitória de diferença, mas a aproximação dos concorrentes é bem real. Daniel Ricciardo assumiu o terceiro lugar, Raikkonen se segurou no quarto posto por muito pouco, Vettel é o quinto seguido por Verstappen, Massa, Bottas, Pérez e Kvyat. Esse é o Top 10 da temporada até o momento.

O GP do Canadá, no dia 12 de junho, é a próxima etapa da Fórmula 1 em uma curta pausa na temporada europeia.

Nenhum comentário: