24 maio 2016

Uma prévia do GP de Mônaco

Reprodução / YouTube / FORMULA 1
O maior vencedor em Mônaco, na história da F1, é o cara aí da foto: Ayrton Senna com 7 vitórias e 5 consecutivas
É nesse final de semana de feriadão que acontece o GP de Mônaco. Normalmente a corrida mais chata do ano porque o traçado não dá muitas possibilidades de ultrapassagem na pista, mas que sem essa prova a Fórmula 1 não seria a Fórmula 1. Falar da categoria sem a corrida nas ruas de Monte Carlo é quase uma blasfêmia.

O GP de Mônaco acontece desde 1929 e está na Fórmula 1 praticamente desde o início oficial da categoria, em 1950, e a pista acabou evoluindo junto com a cidade, mas sempre mantendo o traçado básico de suas primeiras edições. Um característica interessante é que alguns cenários clássicos da pista são praticamente os mesmos das primeiras corridas por lá e permanecem quase "intocados" até hoje.

A corrida no principado é tão importante que é a única que a categoria abre exceções em suas regras para que continue no calendário. A primeira é de distância mínima do traçado que em Mônaco é de 3.340 metros enquanto o mínimo das outras pistas deve ser 4000 metros. A distância mínima de um GP deve ficar próxima de 305 km, mas em Monte Carlo essa distância é de 260 km.

Recordistas? Um dupla bem clássica da categoria detém alguns. Ayrton Senna tem seis vitórias no principado, sendo que cinco aconteceram de forma consecutiva (dois recordes só aí). A McLaren é a equipe com o maior número de vitórias nas ruas de Mônaco com 15 conquistas.

Do atual grid, quem tenta chegar pode chegar perto da marca de vitórias consecutivas é Nico Rosberg. O alemão, que vive em Mônaco, foi o vencedor das últimas três edições da prova e é claro que já parte como um dos favoritos a vitória no próximo domingo.



Caso você não consiga assistir ao vídeo incorporado acima, você pode vê-lo clicando na imagem no início do post ou neste link aqui.

Nenhum comentário: