22 maio 2016

WRC 2016 - Rali de Portugal - Meeke sobra para vencer pela primeira vez no ano

Twitter / WRC (@OfficialWRC)
Meeke dominou todos os dias de atividades e sobrou em Portugal
Vitória tranquila de Kris Meeke no Rali de Portugal do Campeonato Mundial de Rali (WRC). O piloto da Citroën sobrou nos três dias de rali e relegou a Volkswagen aos lugares restantes do pódio. Andreas Mikkelsen e Sébastien Ogier completaram os três primeiros da etapa que ainda teve um incêndio no quinto estágio especial após o acidente de Hayden Paddon.

O britânico da Citroën foi soberano durante todo o final de semana. Sempre sobrando, Kris Meeke só aumentava a diferença que tinha para os carros da Volks, que vinham na sequência da classificação. A diferença chegou a passar de um minuto, mas como o inglês administrou bem a vantagem Mikkelsen fechou o rali com quase 30 segundos de atraso para Meeke.

Mikkelsen tentou conseguir o máximo que podia, uma vez que Meeke estava com a vitória praticamente assegurada. O norueguês da Volkswagen andou praticamente os dois primeiros dias do Rali de Portugal em terceiro, desbancou Sébastien Ogier nos últimos estágios e garantiu a segunda colocação no resultado geral. Mikkelsen ainda arrancou um pontinho com o terceiro lugar do Power Stage, Jari-Matti Latvala fechou o último estágio do dia em segundo e levando dois pontos para casa enquanto Ogier venceu essa especial e levou os três pontos extras.

Claramente administrando a vantagem absurda que tem na liderança do campeonato, Sébastien Ogier não precisou de muito para subir ao pódio. Como já disse antes, o francês andou boa parte da etapa portuguesa em segundo e acabou perdendo o posto para Mikkelsen nas especiais finais, mas ainda assim garantiu os três pontos extras do Power Stage. Acredito que agora será essa a postura de Ogier que já guarda uma vantagem de 47 pontos para Mikkelsen no campeonato.

O Rali de Portugal também ficou marcado pelos acidentes de Ott Tanak e Hayden Paddon. Os dois não bateram forte, mas o acidente de Paddon gerou um grande incêndio que destruiu completamente o carro do neozelandês. Tanak, que bateu praticamente no mesmo ponto, teve que correr com uma mangueira dessas de jardim para tentar salvar o seu Ford Fiesta. O incêndio foi controlado com a chegada do Corpo de Bombeiros, a especial ficou interrompida, mas todos saíram sem ferimentos.



Como já foi dito, Ogier sobra na ponta do campeonato com 114 pontos. Mikkelsen é o segundo com 67 pontos e é seguido por Mads Ostberg [Ford e 58 pontos], Hayden Paddon [ Hyundai e 57 pontos] e Daniel Sordo [Hyundai e 56 pontos].

A próxima etapa do WRC será o Rali da Sardenha, na Itália, entre os dias 09 e 12 de julho.

Nenhum comentário: