15 junho 2016

WRC 2016 - Rali da Sardenha - Neuville garante segunda vitória da Hyundai na temporada

Reprodução / YouTube / FIA World Rally Championship
Neuville fez a concorrência comer poeira durante o final de semana na Itália


Top 10 do Rali da Sardenha
Vou comentar com algum atraso o quê aconteceu no final de semana e vou começar pelo mais simples, na minha humilde visão.

Uma etapa em que a Hyundai mais uma vez sobrou e não deu as mínimas chances da Volkswagen ou da Ford aparecerem na briga pela vitória. Desta vez com Thierry Neuville apresentando um ritmo muito bom, a montadora sul-coreana venceu pela segunda vez nessa temporada, esticando para três provas o jejum da Volks nessa temporada, algo que não me recordo de ter visto nos últimos anos. A vitória anterior da Hyundai nessa temporada tinha sido com Hayden Paddon, na Argentina em abril.

O belga deixou Jari-Matti Latvala com uma desvantagem de mais de 24 segundos e Sébastien Ogier em terceiro com mais de um minuto de atraso. No Power Stage, Ogier reagiu e conquistou os três pontos extras da especial. O surpreendente Kevin Abbring, da Hyundai, e Latvala completaram o Top 3 da última especial do Rali da Sardenha.

No campeonato, Ogier segue com folga na ponta. Agora o atual tricampeão do Mundial de Rali tem uma vantagem de 64 pontos para o pelotão que briga pela vice-liderança do campeonato. Daniel Sordo (ESP) [Hyundai] e Andreas Mikkelsen (NOR) [Volks] são os melhores colocados e estão separados por um ponto na tabela do campeonato com a desvantagem de 64 e 63 pontos respectivamente. Um grupo mais compacto e equilibrado completa os seis primeiros: Mads Ostberg (NOR) [Ford], Hayden Paddon (NZL) [Hyundai] e Jari-Matti Latvala (FIN) [Volks]. Esse segundo grupo começa com uma desvantagem de 74 pontos e os três tem apenas três pontinhos os separando.

Particularmente, acredito que o campeonato já esteja praticamente definido. Foi assim que as últimas temporadas se desenharam e não mudaram de tom até o final. Ogier é sempre muito constante e mesmo quando não vence está no pódio e não foi diferente até agora em 2016. Nessa temporada, Ogier subiu ao pódio em todas as etapas e abriu a vantagem graças ao vacilo dos adversários que na grande maioria não pontuaram em pelo menos duas etapas, a exceção é Sordo que marcou pontos em todas as etapas, mas conseguiu apenas dois sextos lugares na duas primeiras etapas (em Monte Carlo e Suécia).

Agora o Mundial de Rali vai desembarcar na Polônia no final do mês. A próxima etapa acontece entre os dias 30 de junho e 03 de julho.

Nenhum comentário: