15 junho 2016

WTCC 2016 - Rússia - Lada faz a festa com duas dobradinhas em casa

Reprodução / YouTube / FIA WTCC
Tarquini (foto) e Catsburg foram as estrelas da Lada no final de semana em Moscou


Campeonato após 6 etapas
Um final de semana dos sonhos para a turma da Lada justamente na etapa da Rússia do Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC). A montadora conquistou a pole e fez duas dobradinhas em Moscou, só não levou também o MAC 3 (prova de tempo que premia as montadoras) porque foi punida, caso contrário, varreria tudo que o WTCC pode dar de prêmios para as fabricantes em uma etapa.

Na primeira corrida, os carros da montadora teriam que sair do final do Top 10. Para Gabriele Tarquini até que não foi tanto problema. Logo a corrida começou e o experiente italiano estava entre os primeiros e assumindo a ponta. Nicky Catsburg, escalou o grid de forma épica durante a prova para completar o improvável 1-2 da montadora russa na primeira corrida do final de semana. Está certo que a chuva deu uma mãozinha para os russos, mas não tira nenhum um pouco o mérito da conquista, pelo contrário, só engrandece. A Citroën sofreu e Yvan Müller salvou o terceiro lugar, enquanto José María López, em um final de semana bem apagado, terminou em quinto.

Na segunda prova, Catsburg e Tarquini se aproveitaram das posições de largada, primeiro e segundo respectivamente, para repetir a dobradinha agora com os pilotos trocando de posições. Desta vez, Norbert Michelisz completou o pódio com seu Honda Civic. Lá pelos lados franceses o desastre foi ainda maior que na primeira corrida. "Pechito" López fechou em oitavo e Müller em 11º.

Como dá para ver ali em cima, o campeonato segue com a liderança folgada de José María López. O hermano tem mais de cem pontos de diferença para o marroquino Mehdi Bennani e o holandês Nicky Catsburg. Uma das maiores folgas já vistas nas temporadas do WTCC. Impressionante! Os resultados negativos de Moscou fizeram cocegas na diferença de López para o restante do grid.

Na verdade, a etapa de Moscou colocou mais uma zebra entre "Pechito" e os outros "favoritos" na briga pelo caneco. Tiago Monteiro e Yvan Müller, que já não vinham fazendo uma grande temporada e contaram com alguns reveses durante o ano, agora tem entre eles e López os surpreendentes Bennani e Catsburg.

Com a segunda metade do campeonato inteira para acontecer, López pode fazer o mínimo para se manter na ponta que ainda leva o caneco com sobras. A única coisa que não pode acontecer para o argentino é um final de semana fora da curva dele, como o último, acontecer mais algumas vezes.

Nenhum comentário: