28 agosto 2016

F1 2016 - GP da Bélgica - Rosberg vence em corrida agitada marcada pela recuperação de Hamilton

Twitter / Formula 1 (@F1)
Rosberg contou com as punições de Hamilton e sobrou na Bélgica
Twitter / Formula 1 (@F1)
Resultado do GP da Bélgica
Uma corrida pra lá de agitada, que contou com vários acidentes, ultrapassagens, safety-car e até bandeira vermelha. O único piloto que passou ileso por tudo isso foi Nico Rosberg que venceu de ponta-a-ponta e sequer foi incomodado.

Se Rosberg sequer foi incomodado pelos demais carros durante a corrida e só viu uma pequena possibilidade de perder a ponta na relargada após o safety-car, Daniel Ricciardo que largou do quinto lugar foi beneficiado pelo enrosco entre Sebastian Vetel, Kimi Raikkonen e Max Verstappen ainda na primeira curva e depois disso só saiu do segundo lugar quando fez as suas paradas para troca de pneus. O australiano ainda conseguiu suportar sem grandes problemas a pressão de Lewis Hamilton na parte final da corrida.

Lewis Hamilton, que largou da última fila e acumulou ao longo do final de semana nada menos que 60 posições no grid por trocas no componentes do carro #44, conseguiu absorver todo o prejuízo que essas punições lhe causaram e fechou a corrida em terceiro. No final das contas, podemos dizer que para o campeonato, o vencedor moral desse GP da Bélgica foi Hamilton pela bela corrida do inglês.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Kevin Magnussen foi um que ajudou bastante Hamilton. O dinamarquês perdeu o controle do carro na saída da Eau Rouge e bateu forte na proteção de pneus. Magnussen saiu mancando do carro, mas após exames foi constatado que estava tudo bem com o piloto. O acidente chegou a causar bandeira vermelha e paralisou a corrida por alguns minutos. O safety-car acabou reunindo os carros e facilitando o trabalho de Lewis Hamilton que apostava em uma tática de parar mais tarde.

Outro que foi muito beneficiado com a entrada do safety-car e também seguia na mesma tática de Lewis Hamilton foi Fernando Alonso. O espanhol conseguiu levar a McLarenao sétimo lugar no resultado final da corrida, mas chegou a andar em quarto durante boa parte da prova mostrando toda a recuperação do motor Honda nessa temporada. Jenson Button acabou abandonando ainda na primeira volta da corrida ao ter a traseira estampada por Pascal Wehrlein.

O trio Vettel, Raikkonen e Verstappen foi outro destaque da corrida. Depois do toque na primeira curva que jogou o trio para o final do grid, o safety-car ajudou um bocado o trio que se recuperou na prova e terminaram respectivamente em sexto, nono e 11º. Isso não quer dizer que eles não se encontraram na pista no decorrer da corrida. Tanto Vettel quanto Raikkonen sofreram para ultrapassar a promessa da Red Bull.

Felipe Massa fez uma corrida bem discreta e chegou a brigar para ficar no Top 5 da corrida, mas o final de prova do brasileiro da Williams não foi dos melhores mais uma vez. Massa acabou cedendo algumas posições após tentar ultrapassar Fernando Alonso e fechou a corrida em décimo, mesma posição no campeonato de pilotos.

Felipe Nasr fez uma prova ainda mais discreta com a fraca Sauber que pouco melhorou com as atualizações levadas para a Bélgica. O brasileiro fechou a corrida em 17º e último entre os pilotos que completaram a corrida, também atrás do estreante Esteban Ocon de Manor.

Twitter / Formula 1 (@F1)
O campeonato, depois do GP da Bélgica, ficou muito perto do previsto antes das férias. Como Hamilton conseguiu completar a corrida no pódio, Rosberg descontou dez pontos da diferença e está com nove pontos de desvantagem para o companheiro de Mercedes. Mais do que era esperado depois das punições sofridas ao longo do final de semana. Daniel Ricciardo segue em terceiro. Destaque para as duas Force Indias que entraram no Top 10 do campeonato e já ultrapassaram Felipe Massa, mostrando muito bem o melhor rendimento da equipe nesse momento da temporada.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Outro dado que representa muito bem o melhor momento da Force India em relação a Williams é o Campeonato de Construtores. Os indianos ultrapassaram os ingleses com os resultados obtidos nesse final de semana e já ocupam o quarto lugar. A Mercedes segue bem tranquila na ponta com a Red Bull em segundo e a Ferrari no terceiro lugar. Outra equipe que cresceu bastante foi a McLaren que já ocupa o sexto lugar e ultrapassando a Toro Rosso.

A próxima etapa da Fórmula 1 é o GP da Itália, no próximo final de semana, em Monza e marcando o encerramento da temporada europeia da categoria.

Nenhum comentário: