19 setembro 2016

WEC 2016 - 6 horas das Américas - Porsche #1 vence a terceira consecutiva contando com os azares da Audi

Reprodução / YouTube / FIAWEC
O trio Hartley/Bernhard/Webber chegou a terceira vitória consecutiva no último sábado
A Porsche contou com muita sorte para vencer as 6 horas do Circuito das Américas no último sábado, em Austin, no Texas. O carro #1 acompanhava do terceiro lugar o domínio dos Audis #8 e #7 na liderança da corrida, mas um problema elétrico e um toque com um carro da GTE Pro deixaram o caminho aberto para os atuais campeões. Essa foi a quarta vitória consecutiva da montadora de Stuttgart, a quinta em seis corridas nessa temporada e a terceira consecutiva do trio formado por Timo Bernhard, Brendon Hartley e Mark Webber do Porsche #1.

Mesmo após dominar a corrida e perder a ponta por problemas elétricos, o Audi #8 conseguiu salvar o segundo lugar na corrida. O carro de Lucas Di Grassi, Loïc Duval e Oliver Jarvis dominou a primeira parte da corrida, mas os problemas de confiabilidade complicaram a vida do #8.

A Toyota mais uma vez teve uma sobrevida com o carro #6. O trio Stéphane Sarrazin, Mike Conway e Kamui Kobayashi demonstrou ter melhor desempenho que o Porsche #2 (Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb) logo de cara, mas o desempenho bem inferior ao dos Audis e do Porsche #1 acabou deixando o Toyota #6 com um, até que bom, terceiro lugar, o segundo consecutivo desse mesmo trio.

Se liga na classificação do campeonato da LMP1 do WEC:
1) Marc Lieb / Neel Jani / Romain Dumas - 130 pts;
2) Lucas Di Grassi / Loïc Duval / Oliver Jarvis - 92,5 pts;
3) Stéphane Sarrazin / Mike Conway / Kamui Kobayashi - 92 pts;
4) Timo Bernhard / Brendon Hartley / Mark Webber - 78,5 pts;
5) Marcel Fässler / André Lotterer - 78 pts;

Entre as montadoras da LMP1 a briga está assim:
1) Porsche - 238 pts;
2) Audi - 185 pts;
3) Toyota - 137 pts;

Na LMP2, vitória do Signatech Alpine #36 do trio Gustavo Menezes, Nicolas Lapierre e Stéphane Richelmi. O mesmo Ford GT #66 que havia tocou no Audi #7 (Marcel Fässler, André Lotterer, Benoît Tréluyer), abriu caminho para o carro #36 ao tocar a #Manor 44 (Matthew Rao, Richard Bradley, Roberto Merhi). O resultado só deixa o trio Menezes/Lapierre/Richelmi mais tranquilo na ponta do campeonato da LMP2.

Na LMGTE Pro, Nicki Thiim e Marco Sorensen, no Aston Martin #95 venceram e se mantém na ponta do campeonato. A diferença para a dupla Sam Bird e Davide Rigon, da Ferrari #51, é de nove pontos.

Na LMGTE Am, o Aston Martin #98 de Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e Mathias Lauda venceu a prova no Circuito das Américas. Os líderes do campeonato completaram a prova na sexta e última posição da classe. O trio da Ferrari #83 formado por François Perrodo, Emmanuel Collard e Rui Águas ainda mantém liderança folgada na LMGTE Am.



A próxima corrida do WEC será as 6 horas de Fuji, no dia 16 de outubro.

Nenhum comentário: