03 outubro 2016

F1 2016 - GP da Malásia - Ricciardo comanda dobradinha da Red Bull em corrida de problemas para a Mercedes

Twitter / Formula 1 (@F1)
Ricciardo venceu pela primeira vez em 2016, a segunda vitória da equipe Red Bull nesse ano 
Que corrida amiguinhos. A Red Bull finalmente aproveitou os problemas da Mercedes e faturou uma dobradinha no GP da Malásia da madrugada desse domingo. Daniel Ricciardo comandou o melhor resultado do time na temporada depois de Nico Rosberg ficar fora da briga ao ser tocado por Sebastian Vettel ainda na largada e o motor de Lewis Hamilton entregar os pontos no final da corrida.

Para a Red Bull, o resultado dos sonhos veio ainda com uma pitada de emoção, afinal de contas, Ricciardo e Verstappen aparentavam disputar o primeiro lugar e não somente "levarem as crianças para casa". A última dobradinha dos touros vermelhos aconteceu no GP do Brasil de 2013, em 24 de novembro daquele ano, com Sebastian Vettel e Mark Webber.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Resultado final do GP da Malásia
Puxando alguns destaques da corrida desse domingo, Fernando Alonso é o primeiro deles. O espanhol recebeu duas punições que somaram 45 posições no grid de largada (que o jogaram para o final do grid) por trocar vários componentes da unidade de força, largou do 22º e último lugar para fechar a corrida em sétimo. O mais impressionante foi a largada em que ele saltou para o 12º lugar e só porque veio o Virtual Safety Car na parte final da primeira volta. Outro claro sinal de que a Honda melhorou foi o nono lugar de Jenson Button e mais uma vez a McLaren pontuou com seus dois carros nessa temporada.

Jolyon Palmer foi outro que mereceu ser citado por aqui. O inglês conquistou o seu primeiro ponto na Fórmula 1 ao terminar o GP da Malásia em décimo depois de largar em 19º. O mais perto que o inglês chegou da zona de pontuação havia sido no GP da Austrália, lá na abertura do campeonato, quando terminou em 11º.

Esteban Ocon já foi destaque por outra razão. O pupilo da Mercedes e queridinho pela Renault conseguiu uma proeza digna de Pastor Maldonado. O piloto do #31 foi punido duas vezes com Time Penalty de 10 segundos por excesso de velocidade dentro dos boxes, mais uma punição e ele estava ali juntinho com o venezuelano.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Resultado do campeonato após o GP da Malásia
Restando cinco corridas para o fim da temporada, o abandono de Hamilton quase que define as coisas para o restinho de campeonato. Mesmo com o terceiro lugar, Nico Rosberg conseguiu abrir 23 pontos de vantagem para o companheiro de Mercedes e tem vida mais fácil nesse restante de temporada.

Twitter / Formula 1 (@F1)
A quebra de Hamilton praticamente definiu o campeonato da F1
Hamilton precisa vencer todas as corridas, mesmo que Rosberg termine em segundo todas as próximas cinco etapas, só assim o inglês levanta o tetra. Se Rosberg vencer uma e Hamilton vencer as outras quatro, o alemão é campeão.

Agora imagine que com a quebra de motor na Malásia, Hamilton deve sofrer alguma punição por troca de componentes da unidade de força e uma vitória em Suzuka fica mais distante e que nesse caso a vitória de Rosberg é quase certa,. Por mais que Hamilton termine no pódio, não será suficiente e o caneco está praticamente encaminhado para a casa de Rosberg em Mônaco.

A quebra de Hamilton ainda gerou outra situação para a Mercedes: o adiamento da conquista do Campeonato de Construtores. Com Rosberg nos pontos e Hamilton vencendo, as flechas de prata iriam conquistar o caneco por antecipação, mas junto com o motor do inglês, uma chance foi perdida. Não que seja um pesadelo, a Mercedes pode levantar o terceiro caneco de Construtores consecutivo no GP do Japão, em Suzuka.

Por sinal, a corrida japonesa acontece no próximo final de semana, dia 09 de outubro e a largada está prevista para às 2h da manhã no horário de Brasília.

Nenhum comentário: