30 outubro 2016

F1 2016 - GP do México - Hamilton salva o primeiro Match Point; Ricciardo é o terceiro após punições de Verstappen e Vettel

[Atualizado às 07h50 de 31/10/2016]
Twitter / Formula 1 (@F1)
Hamilton liderou quase de ponta a ponta a corrida no México
Lewis Hamilton venceu com sobras o GP do México e conseguiu salvar a primeira tentativa de Nico Rosberg tornar-se campeão da Fórmula 1. Sebastian Vettel completou o pódio após disputa confusa com Max Verstappen e Daniel Ricciardo nas voltas finais da prova.

Twitter / Formula 1 (@F1)
A torcida lotou as arquibancadas no Hermanos Rodríguez
Lewis Hamilton e Nico Rosberg tiveram poucos sustos durante o GP do México. O inglês errou apenas a primeira curva da corrida, mas depois sobrou durante toda a corrida e venceu no Hermanos Rodríguez com uma diferença de quase dez segundos para Rosberg.

O líder do campeonato, Nico Rosberg, chegou a sofrer a pressão de Max Verstappen na metade da corrida, conseguiu recuperar-se para garantir com folga o segundo lugar. O alemão da Mercedes segue usando a tática de marcação contra Hamilton para manter-se com folga na liderança do campeonato.


Twitter / Formula 1 (@F1)
O duelo entre Verstappen, Vettel e Ricciardo deu muita confusão até depois da corrida
A briga pelo pódio foi o que mais chamou a atenção. Max Verstappen, Sebastien Vettel e Daniel Ricciardo protagonizaram uma verdadeira batalha nas voltas finais. Com estratégias diferentes, cada um estava em um momento diferente no consumo dos pneus. Verstappen, em terceiro, tinha os pneus mais gastos, seguido por Vettel e Ricciardo que havia feito a última parada voltas antes.

Na tentativa de segurar o terceiro lugar, Verstappen cortou uma chicane e não entregou a posição para Vettel restando três voltas para o fim. Vettel reclamou demais no rádio, algo que tem sido bem comum nessa temporada. A briga permitiu a aproximação de Ricciardo. O australiano também tentou uma ultrapassagem sobre Vettel na volta seguinte, o alemão fechou a trajetória da Red Bull, os dois carros se tocaram, mas as posições foram mantidas.

Os três cruzaram a linha de chegada com Verstappen em terceiro seguido por Vettel e Ricciardo. Já na sala antes do pódio que Verstappen ficou sabendo que havia sido punido e perderá não só o terceiro, mas também o quarto lugar. Punição justa, mas acho que o lance entre Vettel e Ricciardo também deveria ser avaliado.

[Atualizado às 07h50 de 31/10/2016] Horas depois do fim da corrida os comissários do GP de México aplicaram mais uma punição, desta vez para Sebastian Vettel. O alemão foi considerado culpado no toque com Daniel Ricciardo e recebeu uma punição de 10 segundos no tempo final de corrida, situação que derrubou o alemão para o quinto lugar da corrida. Daniel Ricciardo herdou o terceiro lugar e Verstappen o quarto posto.


Twitter / Formula 1 (@F1)
Resultado do GP do México de Fórmula 1
Os Felipes fizeram corridas discretas. Massa largou em nono e foi nessa mesma posição que o piloto da Williams terminou. Nasr, no meio de uma polêmica sobre estar sendo sabotado pela Sauber, largou em 19º e ainda arrancou um 15º lugar. Sobre a polêmica, olhando o retrospecto do brasileiro ao longo da temporada não tem como chegar a conclusão de sabotagem, é o desempenho de Nasr que não é dos melhores desde o início do ano. Não é de agora que Marcus Ericsson seguidamente supera o brasileiro.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Campeonato após o GP do México
Lewis Hamilton salvou o primeiro Match Point do campeonato neste domingo. Agora, no Brasil, Nico Rosberg tem um leque de possibilidades para ser campeão aqui em São Paulo, veja:

- Rosberg vencendo, Hamilton não tem mais chances;
- Rosberg terminando em 2º, Hamilton tem que terminar no máximo em 4º;
- Rosberg terminando em 3º, Hamilton tem que terminar no máximo em 6º;
- Rosberg terminando em 4º, Hamilton tem que terminar no máximo em 7º;
- Rosberg terminando em 5º, Hamilton tem que terminar no máximo em 8º;
- Rosberg terminando em 6º, Hamilton tem que terminar no máximo em 9º;
- Rosberg terminando em 7º, Hamilton tem que terminar abaixo do 10º;

Como dito acima, a próxima etapa do calendário da Fórmula 1 será o GP do Brasil entre os dias 11 e 13 de novembro.

Nenhum comentário: