16 outubro 2016

WEC 2016 - 6 horas de Fuji - Toyota segura impeto da Audi e encerra sequência da Porsche

Twitter / FIA WEC (@FIAWEC)
A primeira vitória da Toyota em 2016 e a primeira de Kobayashi na categoria
O trio Kamui Kobayashi, Stéphane Sarrazin e Mike Conway encerrou o jejum da Toyota de mais de um ano sem vitórias. O Toyota #6 teve um duro duelo com o Audi #8, de Lucas Di Grassi, Loïc Duval e Oliver Jarvis, ao longo das 6 horas de Fuji e com a vitória assumiram a vice-liderança do campeonato de pilotos. O Porsche #1 (de Mark Webber, Brendon Hartley e Timo Bernhard) completaram o pódio da corrida. O trio do Porsche #2 (Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb) ainda mantém a ponta do campeonato.

O Toyota #6 assumiu a ponta da corrida já na metade final da prova depois de um longo duelo com o Audi #8 nas três primeiras horas de corrida. O trio Kobayashi/Sarrazin/Conway chegou a abrir uma vantagem suficiente para manter a liderança. No final da prova Di Grassi/Jarvis/Duval conseguiram a aproximação, mas não o suficiente para conseguir uma ultrapassagem e reassumir a ponta da prova. Essa foi a primeira vitória de Kobayashi no WEC, a segunda de Conway e Sarrazin na LMP1.

Os atuais campeões não tiveram ritmo para brigar pela vitória, mas seguiam com tudo para completar o pódio em Fuji. O trio Webber/Hartley/Bernhard viu a sequência de vitórias ser encerrada, mas ainda manteve o pódio. O Toyota #5 (Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima) fechou em quarto e o Porsche #2 (Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb) apenas em quinto.

O Campeonato segue com o trio do Porsche #2 (140 pontos) na ponta e com uma vantagem de 23 pontos para o trio do Toyota #6 (117 pontos). Agora o trio do Audi #8 (111,5 pontos) ocupa o terceiro lugar do campeonato. O trio do Porsche #1 (93,5 pontos) ocupa o quarto lugar e do Audi #7 apenas André Lotterer e Marcel Fässler estão no quinto lugar com 78 pontos.

Na LMP2, vitória do G-Drive #26 com o trio Roman Rusinov, Alex Brundle e Will Stevens. Outra categoria que foi apertada até o final. O G-Drive também superou por pouco mais de um segundo o carro o RGR #43 conduzido por Bruno Senna, Ricardo Gonzales e Filipe Albuquerque. No campeonato, a liderança é do trio do Alpine #36 conduzido por Gustavo Menezes, Nicolas Lapierre e Stéphane Richelmi que completaram as 6 horas de Fuji no terceiro lugar.

Na GTE Pro, dobradinha da Ford. A dupla do Ford GT#67 (Andy Priaulx e Harry Tincknell) comandou a vitória folgada do oval azul. No Ford GT #66, Stefan Mücke e Olivier Pla fecharam no segundo lugar. Gianmaria Bruni e James Calado, com a Ferrari 488 #51, da AF Corse, completou o pódio. Os líderes do campeonato ainda são Nicki Thiim e Marco Sorensen com o Aston Martin #95.

Na GTE Am, vitória do Aston Martin #98 conduzido por Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e Mathias Lauda. Eles foram seguidos pelos líderes do campeonato, o trio François Perrodo, Emmanuel Collard e Rui Águas com a Ferrari 458 #83, da AF Corse.



A próxima etapa será as 6 horas de Xangai, no dia 06 de novembro.

Nenhum comentário: