Buemi tornou-se o primeiro piloto da F-E a vencer em Marraquexe |
Buemi conseguiu seguir com mais uma estratégia muito boa para vencer em Marraquexe. Depois de conquistar o segundo lugar na classificação, o atual campeão foi punido pelo extintor estar abaixo do peso mínimo. Buemi partiu em quinto, mas ainda na primeira metade da corrida escalou o grid com propriedade chegando ao terceiro lugar antes da troca de carro.
O suíço conseguiu parar uma volta depois e voltou com mais bateria que o líder Felix Rosenqvist. A punição de Jean-Éric Vergne, então segundo colocado, e a diferença de carga para o líder permitiu a Buemi que nas voltas finais ele conquistasse a ponta da prova com muita facilidade. Depois disso as últimas duas voltas foram para administrar a liderança da corrida e conseguir cruzar a linha de chegada em primeiro.
Sam Bird largou e terminou a corrida em segundo, mas o inglês chegou a cair para o quarto lugar antes da troca de carros. A punição de Vergne (por exceder a velocidade nos pits) também beneficiou o inglês da DS Virgin que realizou a ultrapassagem sobre Rosenqvist restando apenas duas voltas para o fim da corrida.
Felix Rosenqvist deve ter aprendido pela dor como é importante economizar bateria na Fórmula E. O sueco usou e abusou do consumo de energia durante toda a corrida e acabou sendo o primeiro a parar fazer a troca de carros. Logo na primeira volta depois da saída dos boxes já havia consumido 10% da bateria e dificilmente aguentaria a pressão de Buemi nas voltas finais. Acontece que o surpreendente pole do ePrix de Marraquexe não deveria estar contando também com a ultrapassagem de Sam Bird restando duas voltas, mas ainda sustentou o terceiro lugar para conquistar o primeiro pódio dele na categoria.
Mais uma vez Lucas Di Grassi fez uma corrida de recuperação. Largando do 12º lugar, o brasileiro sempre andou muito rápido. Na primeira metade da prova o piloto da Audi Abt conquistou quatro posições e ainda conseguiu parar na mesma volta de Buemi. O brasileiro ainda perdeu uma posição depois da parada e conquistou outras três posições para fechar a corrida em quinto. O resultado garante Di Grassi na vice-liderança do campeonato, mas com 22 pontos de diferença para Buemi.
Nelsinho Piquet mais uma vez seguiu o caminho inverso de Di Grassi. Largando em terceiro, o piloto da NextEV andou entre os ponteiros durante toda a primeira metade da corrida, mas a parada para troca de carros foi desastrosa e o brasileiro ficou quase uma volta inteira nos pits. O problema não chegou a ser informado pela NextEV. Piquet chegou a cair para o 19º lugar, recuperou-se um pouco e fechou a corrida em 16º.
Twitter / FIA Formula E (@FIAformulaE)
Resultado do ePrix de Marraquexe |
O campeonato tem Buemi liderando com 50 pontos seguido por Di Grassi (28 pontos), Nicolas Prost (24 pontos), Felix Rosenqvist (19 pontos) e Sam Bird (18 pontos) fechando o grupo dos cinco primeiros.
A Fórmula E só retoma as atividades em 2017. O ePrix de Buenos Aires será no dia 18 de fevereiro de 2017, dando quase dois meses de "folga" das pistas para pilotos e equipes da categoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário