28 novembro 2016

F1 2016 - GP de Abu Dhabi - Hamilton vence e Rosberg conquista o primeiro título

Twitter / Formula 1 (@F1)
Rosberg comemorou com zerinhos o primeiro título
Lewis Hamilton bem que tentou, mas Nico Rosberg garantiu o título inédito da Fórmula 1 após terminar o GP de Abu Dhabi em segundo. A vitória de Lewis Hamilton não foi suficiente para evitar que Rosberg conquistasse o primeiro título dele.

Sem precisar forçar o ritmo ou fazer grandes esforços para levantar o caneco, Rosberg marcou Lewis Hamilton durante toda a corrida. Mesmo quando Max Verstappen assumiu o segundo lugar, o alemão tinha o companheiro inglês da Mercedes na alça de mira. E foi assim, marcando Hamilton, que Rosberg conseguiu o segundo lugar que lhe daria o título da Fórmula 1.

Rosberg tornou-se o segundo filho de campeão a também conquistar um título. Antes de Keke e Nico, Graham e Damon Hill foram os primeiros a conquistar essa façanha. Rosberg também tornou-se o primeiro alemão a conquistar um título com um carro alemão.

Título merecido para Nico Rosberg. O alemão conseguiu virar um campeonato que Hamilton já havia tomado as pontas e tinha tudo para vencer como fez nos dois anteriores. O alemão tirou forças de sei lá onde para reassumir a liderança de um campeonato que parecia perdido. Foi nessa segunda virada que Rosberg mostrou que não perderia mais esse título, não por uma terceira vez.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Hamilton permitiu que todos terminassem bem juntinhos
Por outro lado, Lewis Hamilton usou da tática para tentar tirar o título do companheiro. O inglês claramente andou em um ritmo bem abaixo do que o carro permitia e proporcionou a aproximação das Red Bulls e das Ferraris. No final da prova, Sebastian Vettel e Max Verstappen estavam no encalço de Rosberg, mas não foi o suficiente para que a dupla executasse as ultrapassagens que Hamilton tanto precisava. O inglês venceu e viu o companheiro de equipe levantar o título.

Sebastian Vettel fez uma bela corrida. O alemão usou da tática para sacar esse terceiro lugar na última corrida do ano. Mérito por ter ficado na pista com os compostos macios por mais tempo que os adversários e depois investir em um stint mais curto com os compostos supermacios. As ultrapassagens sobre Kimi Raikkonen, Daniel Ricciardo e Max Verstappen botaram Vettel no quarto lugar do campeonato.

Já Max Verstappen era uma ameaça real diante da tática de Hamilton em segurar Rosberg. Seria ainda maior se não batesse com Nico Hülkenberg na primeira curva e despencasse para o último lugar da corrida. O garoto da Red Bull voltou ao Top 10 da corrida já na volta 7 e andou por muito tempo em posição de pódio, mas não aguentou a pressão de Vettel nas voltas finais e teve que se contentar com o quarto lugar da corrida e o quinto do campeonato.

Felipe Massa fez uma corrida bem discreta em sua despedida da categoria. O brasileiro largou em décimo, mas terminou em nono à frente de Fernando Alonso. Mesmo assim o resultado não foi suficiente para o brasileiro terminar o campeonato no Top 10.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Button abandonou a corrida na volta 12
Jenson Button fazia boa corrida, mas abandonou na volta 12 após exagerar em uma zebra e quebrar a ponta de eixo dianteira direita. O inglês arrastou-se até os boxes e foi ovacionado pelas equipes e a torcida. Não foi a despedida que Button merecia, mas ainda assim recebeu o calor e carinho que merecia.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Resultado do GP de Abu Dhabi
Com a vitória de Hamilton, segundo lugar de Rosberg e Vettel completando o pódio, o Top 10 da corrida ficou completo com Max Verstappen, Daniel Ricciardo, Kimi Raikkonen, Nico Hülkenberg, Sergio Pérez, Felipe Massa e Fernando Alonso. Felipe Nasr completou a prova em 16º.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Resultado final do Campeonato de Pilotos de 2016
No campeonato, depois de Rosberg, Hamilton, Ricciardo, Vettel e Verstappen, completaram o Top 10 Sergio Pérez, Valtteri Bottas, Nico Hülkenberg e Fernando Alonso. Felipe Massa encerrou o campeonato em 11º, Jenson Button em 15º e Felipe Nasr em 17º. Agora a Fórmula 1 só retorna em março de 2017.

Nenhum comentário: