13 novembro 2016

F1 2016 - GP do Brasil - Hamilton finalmente vence no Brasil e salva o segundo Match Point de Rosberg

Twitter / Formula 1 (@F1)
Hamilton liderou toda a agitada (e paralisada) corrida no Brasil
Lewis Hamilton venceu pela primeira vez um GP do Brasil de Fórmula 1. O inglês da Mercedes comandou a corrida praticamente de ponta a ponta. Não pense que foi fácil para Hamilton porque não foi fácil para nenhum piloto. A chuva caiu forte em Interlagos e obrigou a direção de prova realizar a largada com safety-car e acionar duas vezes a bandeira vermelha, chegando a deixar a corrida parada por aproximadamente 50 minutos além das 34 das 71 voltas sob safety-car (quase metade da corrida) devido a acidentes ou pela própria chuva.

Hamilton caminhou de forma relativamente tranquila para a vitória em São Paulo. O inglês não foi ameaçado por nenhum outro piloto e liderou toda a corrida em Interlagos, talvez a maior ameaça tenha sido o próprio clima que deixou a pista muito perigosa. No final, Hamilton conseguiu a tão querida vitória no Brasil que ele busca desde que chegou à Fórmula 1.

Sobre a pista extremante perigosa devido a chuva, vários pilotos foram vítimas da forte chuva que caia em Interlagos. Sebastian Vettel, Fernando Alonso, Max Verstappen e Nico Rosberg chegaram a rodar ou quase rodar e seguiram na corrida sem danos no carro. Já Kimi Raikkonen, Felipe Massa, Marcus Ericsson e Romain Grosjean bateram e abandonaram a corrida. Grosjean bateu antes mesmo da largada e não chegou nem a largar. Jolyon Palmer bateu em Daniil Kvyat durante o safety-car e também abandonou a corrida por pura bobeada dele Palmer. Curiosamente os episódios de Vettel, Alonso, Verstappen, Rosberg, Massa, Ericsson e Grosjean aconteceram na temida curva do Café ou na subida da Junção.

Nico Rosberg já teve uma corrida um pouco mais difícil. O alemão teve que lidar com a pressão de Max Verstappen e chegou a perder o segundo lugar para o piloto da Red Bull. Graças a um erro de estratégia da Red Bull, Rosberg reassumiu a segunda posição para não perder mais e ficar em situação confortável no campeonato.

Max Verstappen deu show na pista molhada de Interlagos. O garoto do carro #33 andou em segundo, escapou de bater mais de uma vez - e, se duvidar, até fez chover em São Paulo porque na corrida ele fez de tudo. O holandês só não terminou com a vitória ou o segundo lugar porque a Red Bull errou ao tentar fazer seus carros andarem com pneus intermediários e teve que voltar para os pneus de chuva. Depois disso, Verstappen estava fora da zona de pontuação e um por um dos adversários foi ultrapassado até que ele chegasse ao terceiro lugar. De quebra, Verstappinho cravou a volta mais rápida da corrida nessa arrancada das voltas finais.

Outra surpresa da corrida foi o brasileiro Felipe Nasr. O piloto da Sauber conseguiu entrar no Top 10 na volta 10 devido as tentativas dos adversários em andar com pneus intermediários. Nasr chegou a andar em sexto depois da última relargada e acabou perdendo algumas posições até conseguir encerrar a corrida em nono. Esses foram os dois primeiros pontos do brasileiro e da Sauber nessa temporada que também garantem que a Sauber ultrapasse a Manor no campeonato de Construtores, pelo menos até Abu Dhabi.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Campeonato de Pilotos após o Brasil e restando uma corrida para o fim da temporada
Agora vamos para a última corrida com a disputa do título entre Rosberg e Hamilton. A dirença entre a dupla é de 12 pontos. Confira agora as possibilidades de cada um dos dois na briga pelo caneco:

Para Rosberg ser campeão:
- Terminar em qualquer posição à frente de Hamilton;
- Pode ser até terceiro, se Hamilton vencer;
- Pode ser até sexto, se Hamilton terminar em segundo;
- Pode ser até oitavo, se Hamilton terminar em terceiro;
- Pode terminar décimo ou pior, se Hamilton terminar em quarto;

Para Hamilton ser campeão:
- Em primeiro, Rosberg pode ser no máximo quarto;
- Em segundo, Rosberg pode ser no máximo sétimo;
- Em terceiro, Rosberg pode ser no máximo nono;
- Em quarto não tem mais chances de título;

Twitter / Formula 1 (@F1)
Massa roubou a cena durante um dos vários safety-cars da corrida
Para encerrar o post dessa corrida, o brasileiro Felipe Massa vinha arriscando ao andar com pneus intermediários, mas acabou aquaplanando e batendo na curva do café. Após abandonar, o brasileiro voltou à pé para os pits. Primeiro, o brasileiro foi muito saudado pela torcida, mas ao chegar ao pitlane Mercedes, Ferrari e a Williams saíram de suas garagens para homenagear o brasileiro que despede-se da categoria ao final da temporada. A própria Fórmula 1 e também a McLaren e a Renault se manifestaram pelas rede sociais agradecendo ao brasileiro.









A próxima etapa da Fórmula 1 será o GP de Abu Dhabi que marca o encerramento da temporada 2016 e também a definição do título dessa campeonato entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton.

Nenhum comentário: