Lorenzo caminhou tranquilo para a vitória em Valência na despedida dele da Yamaha |
Jorge Lorenzo fez uma corrida perfeita na despedida dele da Yamaha. O "Espartano" liderou todas as voltas da corrida e chegou a quebrar outras duas vezes o recorde da pista que ele mesmo já havia quebrado três vezes durante a classificação no sábado. Lorenzo ainda permitiu a aproximação de Marc Márquez (de mais de 5 segundos para apenas 1s1) nas voltas finais, mas garantiu a vitória. É claro que o #99 mandou aquele recado para os japoneses da Yamaha.
As posições seguintes do pódio foram preenchidas com muita briga entre Marc Márquez, Andrea Iannone e Valentino Rossi. O trio protagonizou um verdadeiro show de trocas de posições ao longo de toda a corrida. Iannone começou à frente depois de uma largada fantástica, mas o italiano cansou (ele ainda está em recuperação de uma lesão após um acidente no meio da temporada) e acabou cedendo um pouco para tentar continuar na briga pelo pódio. Nessa leva Márquez conseguiu superar tanto Iannone quanto Rossi e abriu vantagem para os italianos para garantir o segundo lugar.
A briga entre os italianos Iannone e Rossi seguiu com Maverick Viñales assistindo de camarote do quinto lugar. Foram várias trocas de posições entre a dupla, em algumas voltas mais de uma vez, e Iannone só garantiu de fato o terceiro lugar na penúltima volta. Essa também foi a despedida do "The Maniac" da Ducati, ele segue para a Suzuki em 2017.
Rossi e Viñales, dupla da Yamaha em 2017, completaram o Top 5 da última corrida dessa temporada da MotoGP. Pol Espargaró, Andrea Dovizioso, Aleix Espargaró, Bradley Smith e Álvaro Bautista completaram o Top 10. Essa corrida também marcou a estreia da KTM com equipe oficial na divisão principal da MotoGP tendo o finlandês Mikka Kallio como piloto. Só que os austríacos não completaram a corrida com problemas elétricos.
No Campeonato de Pilotos tudo já estava muito definido. Márquez foi campeão e Rossi o vice, isso já estava certo antes de Valência. Depois dessa última corrida, Lorenzo garantiu o terceiro lugar, Viñales o quarto e Dovizioso o quinto colocado.
Entre as Equipes, a Yamaha garantiu o título nessa última corrida da temporada com a vitória de Lorenzo (veja só). Honda e Ducati, Suzuki e Tech 3 completaram o Top 5 entre as equipes. A Tech 3, por sinal, foi a melhor entre os times privados.
Entre as Montadoras, a Honda confirmou o título com o segundo lugar de Márquez. Yamaha, Ducati, Suzuki, Aprilia e KTM compleram a classificação do campeonato das fabricantes. Apenas a KTM não pontuou, já que abandonou a única corrida que participou.
Reprodução / Twitter / MotoGP (@MotoGP)
Zarco comemorou a última vitória dele na Moto 2 do jeitinho dele |
Reprodução / Twitter / MotoGP (@MotoGP)
Binder, #41, fez uma bela corrida de recuperação no encerramento da temporada |
A MotoGP começa nessa semana mesmo uma série de testes para a próxima temporada em Valência, mas a temporada 2017 só começa em março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário