Além de cravar a pole para a corrida, a Audi venceu pela última vez no WEC |
LMP1
Despedindo-se do Mundial de Endurance, a Audi fez muito bonito ao longo de todo o final de semana. A montadora alemã conquistou com o carro #8 a pole para a corrida, o recorde da pista para protótipos com Lucas Di Grassi e uma vitória com dobradinha na última participação nas provas de longa duração.
Com o carro #7 e #8 em estratégias diferentes, a montadora revezou seus carros na liderança em praticamente toda a corrida. O trio formado por Lucas Di Grassi, Oliver Jarvis e Loïc Duval no Audi #8 foi o responsável por comandar a festa ao cruzar a linha de chegada em primeiro seguido pelo Audi #7 de Marcel Fässler, André Lotterer e Benoît Tréluyer.
Twitter / FIA WEC (@FIAWEC)
Webber despediu-se das pistas com um terceiro lugar no comando do Porsche #1 |
Com o título de Montadoras garantido na etapa anterior, as 6 horas de Xangai, a Porsche queria confirmar o título entre pilotos também com o #2 da fabricante de Stuttgart. Marc Lieb, Neel Jani e Romain Dumas voltaram a repetir o fraco desempenho das últimas corridas do ano, agora por um estouro prematuro da roda traseira esquerda que obrigou o segundo carro da Porsche ficar algumas voltas no boxes. O sexto lugar foi suficiente para garantir o título para o trio que nesse ano também venceu a mítica 24 horas de Le Mans após a quebra do Toyota #5 (Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima) na última volta da corrida francesa.
A Audi se despede com o vice entre as montadoras e pilotos com o trio Di Grassi/Duval/Jarvis e a Toyota encerra o ano com os terceiros lugares entre as montadoras e pilotos com o trio formado por Stéphane Sarrazin, Mike Conway e Kamui Kobayashi.
LMP2
Com o título da classe já definido nas 6 horas de Xangai em favor da equipe e dos pilotos do Signatech Alpine #36 (Gustavo Menezes, Nicolas Lapierre e Stéphane Richelmi) a corrida repetiu os duelos da temporada envolvendo o próprio #36 e também o G-Drive #26 (Roman Rusinov, René Rast e Alex Brundle) e o RGR #43 (Ricardo González, Filipe Albuquerque e Bruno Senna).
Melhor para o G-Drive que confirmou o terceiro posto no campeonato da classe com a vitória nas 6 horas do Bahrein. Entre pilotos, apenas Rusinov confirmou o terceiro lugar, afinal, foi o único do carro que fez todas as corridas. O RGR #43 confirmou o vice-campeonato entre equipes e pilotos e os já campeões do carro #36 completaram o pódio da classe.
LMGTE PRO
A classe viu a vitória da equipe campeã do Aston Martin #95 (Marco Sorensen e Nicki Thiim). A dupla dinamarquesa derrotou Gianmaria Bruni e James Calado com a Ferrari 488 GTE #51. Davide Rigon e Sam Bird, também com a Ferrari 488 GTE #71, completaram o Top 3 da corrida.
O resultado deu para Rigon e Bird o vice-campeonato da classe em 2016 e a dupla foi seguida por James Calado, também o único a correr com o #51 ao longo de toda a temporada.
LMGTE AM
A quebra do Aston Martin #98 (Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e Mathias Lauda) acabou abrindo caminho para o título da Ferrari F458 Italia #83 (François Perrrodo, Emmanuel Collard e Rui Águas) entre equipes e pilotos relativamente cedo. Assim a situação de campeonato ficou bem mais tranquila para a Ferrari #83 da AF Corse.
O título ficou com o trio Perrodo, Collard e Águas. A dupla Khaled Al Qubaisi e David Heinemeier Hansson do Porsche #88 ficou com o vice e o trio Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e Mathias Lauda (Aston Martin #98) terminaram o campeonato no terceiro lugar no campeonato de pilotos e equipes.
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