28 novembro 2016

WTCC 2016 - Catar - Tarquini e Bennani vencem no encerramento da temporada

Reprodução / YouTube / FIA WTCC
Tarquini conseguiu a última vitória da Lada no WTCC
O WTCC encerrou a temporada no Catar com as vitórias de Gabriele Tarquini e Mehdi Bennani. Em corridas sem grandes ações na briga pela vitória, Bennani sequer perdeu a pole na largada, enquanto Tarquini ainda teve que disputar a liderança da primeira corrida da etapa disputada na última sexta-feira.

A primeira corrida em Losail teve uma largada até tranquila, mas o acidente que tirou Tiago Monteiro ainda na primeira volta da corrida chamou o safety-car e depois a bandeira amarela. Quando a relargada foi dada, Tom Chilton não aguentou a pressão de Gabriele Tarquini e cedeu o primeiro lugar para o ex-Fórmula 1.

Depois disso, Tarquini encaminhou com tranquilidade a vitória da primeira corrida do final de semana. Tom Chilton, de Citroën, terminou em segundo e Robert Huff com o primeiro Honda completou o pódio. Yvan Müller e Norbert Michelisz completaram o Top 5.

Reprodução / YouTube / FIA WTCC
Bennani encerrou o ano com a pole e a vitória da última corrida do ano
Na segunda corrida a disputa foi ainda menor. Mehdi Bennani largou na ponta e até defendeu-se dos ataques de Thed Björk, mas manteve a posição e venceu com certa facilidade. Björk, José María López, Norbert Michelisz e Tiago Monteiro completaram o Top 5 da última corrida do ano.



Com tudo definido com muita antecedência, a etapa do Catar apenas confirmou os resultados do campeonato. José María López tricampeão com incríveis 381 pontos. Yvan Müller fechou a temporada em segundo com 257 pontos seguido por Tiago Monteiro (214 pontos), Norbert Michelisz (213 pontos), Mehdi Bennani (206 pontos) Robert Huff (199 pontos), Nicky Catsburg (175 pontos), Tom Chilton (163 pontos), Gabriele Tarquini (147 pontos) e Thed Björk (117 pontos), esse foi o grupo dos dez melhores do ano no WTCC.

Entre as montadoras, mais um campeonato vencido com tranquilidade pela Citroën. Os franceses marcaram 957 pontos contra 675 da Honda, segunda colocada nessa temporada. Depois vieram Lada (536 pontos) e Polestar (321 pontos), representando a Volvo. Esse foi o terceiro campeonato consecutivo da Citroën na categoria e com a terceira conquista de título também consecutiva.

Seguindo com o domínio da montadora francesa, no Campeonato de Pilotos de Equipes Independentes a vitória foi de Mehdi Bennani, piloto da marca. O marroquino venceu depois de marcar 190 pontos contra 155 de Tom Chilton, outro que correu de Citroën. O experiente Tom Coronel completou o Top 3 dos independentes com 128 pontos.

Entre as equipes independentes outra vitória da Citroën. A Sébastien Loeb Racing tornou-se campeã com 335 pontos contra os 126 da ROAL Motorsport (Chevrolet). A alemã ALL-INKL.COM Münnich Motorsport (Chevrolet) encerrou o campeonato de equipes independentes no terceiro lugar com 119 pontos.

Várias despedidas marcaram o final do campeonato 2016 do WTCC. A primeira é do atual tricampeão da categoria. O argentino José María López, o "Pechito", fez a última corrida dele pela categoria no Catar. O foco do hermano será a Fórmula E, categoria em que já está disputando o atual campeonato e que tem roubado a atenção das montadoras, pilotos e público desde que foi criada.

Outra despedida significativa é a do tetracampeão Yvan Müller. O francês foi campeão em 2008 (Seat), 2010-11 e 2013 (Chevrolet). Müller tem uma longa carreira nos carros de turismo e pendura o capacete aos 47 anos. Outro grande nome do automobilismo mundial que deixa as pistas em 2016.

A Citroën também depede-se do WTCC. Depois de conquistar o tricampeonato de Pilotos e Montadoras, os franceses mudam completamente o foco do programa esportivo investindo na Fórmula E. Na verdade, esse é o foco da Citroën desde 2015 quando embarcaram no projeto da Virgin na categoria dos carros elétricos. Uma vez que o objetivo foi facilmente alcançado no WTCC, a montadora focou na categoria que tem dado maior visibilidade.

Do outro lado, a Lada também diz "Tchau" mais uma vez para o WTCC. Foram cinco vitórias em quatro temporadas e a montadora russa esteve longe de qualquer briga por título durante essa segunda passagem pelo Campeonato Mundial de Carros de Turismo, assim como aconteceu na primeira passagem.

O WTCC ainda não tem um calendário oficial para 2017 divulgado.

Nenhum comentário: