11 dezembro 2016

Stock Car 2016 - São Paulo II - Serra vence com Barrichello em 2º, mas não evita título inédito de Fraga

Reprodução / globoesporte.com
Fraga tornou-se o piloto mais jovem a conquistar um título da Stock Car
Se um título de Nico Rosberg era aguardado antes do GP de Abu Dhabi, o quê dizer do título de Felipe Fraga que tinha uma situação mais confortável na Stock Car que o alemão na Fórmula 1? Nesse domingo, mesmo com todos os reveses, Fraga tornou-se o piloto mais jovem da história da Stock Car a levantar um campeonato da categoria.

Mesmo largando da pole, a corrida ficou difícil para Fraga. Logo no início o piloto da Cimed Racing Team estava em primeiro e contou com uma largada ruim de Rubens Barrichello e uma relargada desastrada do campeão de 2014 depois do único safety-car da corrida. Barrichello chegou a andar em 18º.

Aí a chuva resolveu aparecer e mexer com a ordem das coisas. Fraga foi um dos pilotos que colocou pneu de chuva enquanto Barrichello ficou na pista com pneus de pista seca no piso molhado. A estratégia do #111 deu certo e Barrichello, mesmo com pista molhada, andava mais rápido que vários concorrentes e escalou bem rápido o grid.

Fraga sustentava as posições necessárias para segurar o título no meio do grid, principalmente porque Daniel Serra ocupava a liderança da corrida e Barrichello era o segundo. No final, Serra venceu, na despedida dele da Red Bull Racing, com Barrichello em segundo e Ricardo Maurício completando o pódio. O décimo lugar foi suficiente para garantir a Fraga o título inédito da Stock Car aos 21 anos de idade.

Título mais do que merecido para Fraga, afinal de contas, ele foi o piloto mais constante no alto da classificação do campeonato e das corridas, cometeu poucos erros e sempre foi muito brilhante ao longo de toda a temporada.

Para 2017, a Stock Car vai viver uma de suas maiores danças das cadeiras da história. A Red Bull despediu-se da categoria com a vitória de hoje e vários patrocinadores trocarão de equipes. Essas trocas de patrocinadores também promovem trocas de pilotos. É lógico que isso tudo muda demais a relação de forças da categoria para 2017, mas o cenário ficará mais claro com os finais dos acertos de contratos.

Nenhum comentário: