Sunderland tornou-se o primeiro britânico a vencer nas motos |
A primeira situação que ajudou demais Sunderland foi a queda do então líder, e campeão de 2016, Toby Price. O autraliano estava bem confortável na ponta da classificação geral do Dacar, mas caiu no quarto dia de competição, fraturou o fêmur e abandonou o rali. Só isso já deixaria Sam Sunderland em uma situação extremamente favorável, mas teve mais.
Na quinta especial do Dacar, todos os competidores de fábrica da Honda fizeram um reabastecimento em local proibido pela organização e receberam uma punição que quase uma hora. Essa situação tirou da briga alguns figurões da marca japonesa que tinham chances reais de duelar pela vitória com Sunderland.
Sem se preocupar com os principais adversários, Sunderland logo assumiu a ponta do rali e estabeleceu uma das maiores vantagens dessa edição do Dacar. O britânico chegou a ter mais de uma hora de vantagem, mas encerrou essa edição com 32 minutos de sobra para o companheiro de KTM Matthias Walkner. O espanhol Gerard Farres Guell completou a trifeta da marca austríaca. O francês Adrien Van Beveren terminou em quarto e o espanhol Joan Barreda Bort completou o Top 5 das motos nesta edição.
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