Reprodução / YouTube / NASCAR
2017 para a Nascar começou no último final de semana e a stock americana promoveu algumas mudanças bem importantes para o início dessa temporada.
A temporada regular da Nascar já havia acabado e a fase dos play-offs já seguia para o final quando a stock americana anunciou uma série de medidas para limitar alguns pilotos de participarem da Xfinity Series e da Camping World Truck Series. A frase do título pode parecer contraditória, mas as medidas de restrição da Nascar pretendem melhorar a qualidade e dar mais visibilidade para os pilotos e a próprias marcas da categoria.
Os principais alvos são alguns dos figurões da primeira divisão - hoje Monster Energy Nascar Cup Series - que dominavam as categorias menores e tiravam o brilho dos pilotos que disputavam de forma integral esses campeonatos e acabavam minando o desenvolvimento de novos nomes nas categorias da Nascar, além de tornar as corridas mais chatas. Pra resumir, a restrição vem para dar o real objetivo que a Xfinity e a Truck Series tem, que é de serem categorias de acesso ou uma opção para quem não consegue manter-se na Nascar Cup Series por muito tempo.
As medidas são as seguintes: para pilotos que tem mais de cinco anos de experiência na divisão principal só poderão correr dez provas da temporada regular da Xfinity Series e da Truck Series e não poderão correr nas corridas dos play-offs. Essa medida limita, mas não impede que pilotos como Kyle Busch, Joey Logano, Austin Dillon e Kyle Larson deixem de participar dessas categorias "menores", mas também permite que os pilotos que disputam regularmente essas categorias consigam vencer e conquistar classificação para os play-offs com maior facilidade.
Por outro lado, a Nascar permite que pilotos que estavam ficando de lado tenham oportunidade de aparecer na categoria em que estão com maior facilidade, situação que estava ficando limitada demais nas últimas temporadas. Com a participação de muitos pilotos da primeira divisão, algumas corridas acabavam ficando mais chatas, diferente das provas que tinham número de pilotos da Nascar Cup Series era bem reduzido.
A expectativa é que as provas da Xfinity Series e Truck Series melhorem e tenham maior equilíbrio. A mudança será pequena para as equipes da primeira divisão que tem o costume de inscrever carros com pilotos da primeira divisão e ainda terão chances de revelar novos nomes. Fora que a fase dos play-offs terá apenas nomes das temporadas integrais de cada categoria, dando uma disputa mais equilibrada na briga pelo título.
Agora é esperar se as nossas expectativas serão correspondidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário