Reprodução / YouTube / NASCAR
2017 será um ano de muitas mudanças para a Nascar. Depois da troca do patrocinador da categoria principal e da limitação de participação dos pilotos da primeira divisão nas categorias menores, a stock car americana mudou o formato de pontuação e das corridas nas três categorias nacionais. A Nascar também restringiu quem pode retornar a corrida após um acidente.
FORMATO DAS CORRIDAS
O formato das corridas mudou para que não apenas as voltas finais ganhem atenção do público, dê mais valor ao trabalho de pits das equipes, consequentemente aconteça uma redução do número de intervalos comerciais - principalmente na TV americana - e atrair uma parcela do público que a categoria perdeu nas últimas temporadas.
Para isso a Nascar retirou a pontuação extra por voltas lideradas que havia até a temporada passada e vai dividir as corridas em três segmentos, cada um com aproximadamente um terço da prova. Os dois primeiros serão encerrados com bandeira amarela, as equipes poderão fazer pit stops e vão dar pontos extras no campeonato para os dez primeiros de cada trecho (o primeiro recebe 10 pontos, o segundo recebe nove e segue reduzindo até o décimo colocado receber um ponto), além do vencedor do segmento receber um play-off point (pontuação acumulativa para a fase final do campeonato, antigo Chase, que agora será apenas chamado apenas de play-off).
O final do terceiro segmento também será o final da corrida e será o que vai determinar o vencedor da etapa. Neste trecho a pontuação normal do campeonato é distribuída entre todos os pilotos que largaram com uma pequena variação em relação ao ano passado: 40 pontos para o primeiro colocado, 35 pontos para o segundo, 34 para o terceiro e reduz um ponto por posição até o 35º lugar que recebe dois pontos. Do 36º ao 40º lugares, cada piloto vai receber um ponto no campeonato. O vencedor da corrida também vai receber outros cinco play-off points.
Apenas a última corrida do ano não terá a pontuação extra para os dois primeiros segmentos, mas sobre a definição do campeão eu já vou falar. Para fechar o assunto corrida, uma prova só será considerada oficial - ou dará a pontuação completa - após o final do segundo segmento (mais ou menos 66% da corrida) e não mais os 50% como acontecia até o ano passado.
FORMATO DO CAMPEONATO
O campeonato da Nascar segue a base da fórmula que é adotada desde 2014: uma vitória garante o piloto no play-off ou - se o campeonato estiver no play-off - a classificação para a fase seguinte. Estar entre os 30 melhores na tabela de classificação e ser um piloto regular da categoria seguem sendo critérios para entrar na fase final.
Caso as 16 vagas não forem preenchidas apenas com vencedores, o critério de desempate será a pontuação. A temporada regular - ou fase de classificação para o play-off - vai englobar as 26 primeiras corridas da Monster Energy Nascar Cup Series. A Nascar vai dar para o melhor colocado dessa fase o título simbólico de campeão da temporada regular. Esse piloto também vai receber 15 play-off points. O segundo colocado da temporada regular receberá dez play-off points, o terceiro recebe oito play-off points, o quarto recebe sete play-off points até o décimo receber apenas um play-off point).
Sobre os play-off points, eles poderão ser acumulados pelos pilotos que estão participando da fase final até a corrida anterior a final, ou seja, esse pontos seguem sendo acumulados durante o play-off. Se um piloto acumulou 100 play-off points durante a temporada regular, ele começa a primeira fase do play-off com 2100 pontos - cada piloto que entra no play-off tem a pontuação elevada para 2000 pontos, na segunda fase são 3000, na terceira fase são 4000 e na quinta fase são 5000 pontos.
Na última corrida do ano os play-off points não terão mais validade e todos os quatro concorrentes ao caneco começarão a corrida com os 5000 pontos. Isso acontece para que o campeão seja definido no mesmo formato adotado desde 2014, ou seja, é campeão quem chegar à frente na última corrida entre os quatro concorrentes ao título.
Acredito que a fórmula é interessante. Só vendo as corridas e acompanhando o campeonato para avaliar se a decisão da Nascar foi acertada ou não. Um ponto que conta a favor da mudança é que pilotos e equipes foram consultados antes de toda essa alteração acontecer.
RESTRIÇÃO APÓS ACIDENTES
Visando a segurança do público, pilotos e das demais pessoas envolvidas com as corridas, a Nascar também vai implementar algumas mudanças com relação aos acidentes.
Após um acidente, se um carro for para a garagem não poderá mais retornar para a corrida. Os reparos devem acontecer nos pits, mas os times terão um tempo limite para isso acontecer. Se após cinco minutos (contando desde que o carro passar pela linha de entrada dos pits) o reparo não terminar, o carro também será obrigado a abandonar a corrida. Os remendos com fitas poderão acontecer e as partes originais do carro podem ser reparadas, mas novas partes não podem ser utilizadas nesse processo.
A exceção será dada para os carros que seguirem para garagem com problemas mecânicos, esses poderão retornar para a corrida.
Essa é uma medida que eu acho muito válida. Nunca entendi porque a Nascar permitia um carro com partes do motor expostas continuar na corrida. O perigo de uma peça soltar-se e dar em um para-brisa ou ir para as arquibancadas era enorme. Outra coisa, agora, batida frontal no muro é quase fim de corrida.
A última mudança é a implantação de uma punição mais objetiva. Caso um piloto desrespeite às linhas ou exceda a velocidade nos pits, terá que pagar uma punição de 15 segundos.
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