Latvala conquistou a primeira vitória da Toyota no WRC em 18 anos |
Mais uma vez, como aconteceu em Monte Carlo, a etapa do WRC começou sendo dominada pelo belga Thierry Neuville. O piloto da Hyundai mantinha a ponta com sobras para Latvala e seguia para a vitória tranquila que não veio em Monte Carlo por um erro do próprio Neuville. Acontece que a história se repetiu na Suécia. O belga bateu na especial número 15 e acabou despencando na classificação. Neuville acabou terminando em 13º uma etapa que poderia ter vencido e o pontos conquistados vieram apenas do Power Stage.
Latvala que já demonstrava ter um bom rendimento nos dias anteriores e era, talvez, a única ameaça de Neuville não perdeu a oportunidade. O finlandês administrou a vantagem que tinha para os adversários nas três especiais do domingo e abocanhou a primeira vitória dele com a Toyota.
Com provas bem discretas, Ott Tanak e Sébastien Ogier garantiram mais um pódio para a Ford. Como aconteceu em Monte Carlo, os carros da M-Sport ainda parecem estar um passo atrás dos concorrentes, pelo menos em terrenos com gelo, e conseguem resultados mais expressivos apenas contando com os erros dos adversários. Desta vez, Tanak terminou em segundo e Ogier em terceiro.
Destaque negativo para Kriss Meeke, da Citroën, e Juho Hänninen, da Toyota. O primeiro escapou de uma acidente na sexta-feira, seguiu no rali e acabou batendo de fato no sábado. O inglês terminou apenas em 12º. Hänninen bateu logo nas primeiras especiais, na sexta-feira, e depois disso não fez muito mais coisa, o segundo nome da Toyota terminou apenas em 23º.
O WRC agora tem um novo líder, Jari-Matti Latvala. O terceiro lugar de Monte Carlo, a vitória na Suécia e a maior pontuação em Power Stages colocaram o piloto da Toyota na ponta do campeonato. Confira:
1) Jari-Matti Latvala (FIN) - 48 pts;
2) Sébastien Ogier (FRA) - 44 pts;
3) Ott Tanak (EST) - 33 pts;
4) Daniel Sordo (ESP) - 25 pts;
5) Craig Breen (IRL) - 20 pts;
6) Elfyn Evans (ING) - 18 pts;
7) Stéphane Lefebvre (FRA) - 10 pts;
8) Thierry Neuville (BEL) - 8 pts;
9) Haydden Paddon (NZL) - 7 pts;
10) Andreas Mikkelsen (NOR) - 6 pts;
A próxima etapa do Campeonato Mundial de Rali será no México entre os dias 09 e 12 de março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário