Ogier começou 2017 vencendo pela Ford e a M-Sport |
O Rali de Monte Carlo começou com uma notícia triste. Hayden Paddon acabou perdendo o controle do Hyundai i20 devido ao gelo no traçado da primeira especial da etapa, rodou, bateu e acertou um fotógrafo que estava fora de uma posição segura. Com o impacto o fotógrafo foi jogado contra algumas pedras e caiu ao lado do i20 capotado de Paddon e do navegador John Kennard que saíram ilesos do acidente. O fotógrafo foi atendido e levado para um hospital da região onde morreu horas depois. Em respeito a família do fotógrafo e para ajudar nas investigações do acidente, a Hyundai decidiu que era melhor que Paddon abandonasse essa etapa do WRC por ali mesmo.
Mesmo após anunciada a morte do fotógrafo foi decidido o prosseguimento da etapa e o atual campeão não teve uma boa partida. Com um ritmo bem inferior ao de Thierry Neuville, Ogier foi vítima do gelo no asfalto por mais de uma vez e mesmo no terceiro lugar chegou a acumular uma desvantagem superior a um minuto.
Neuville, que não tinha nada com isso, seguia mostrando que a Hyundai acertou a mão com o i20 WRC feito para o novo regulamento da categoria. O piloto belga acumulava uma vantagem de 51 segundos para Ogier, segundo colocado na SS12, mas na especial seguinte - e última do sábado - Neuville acertou um pequeno poste e quebrou a suspensão traseira direita do i20 WRC. O reparo feito pelo próprio Neuville o navegador Nicolas Gilsoul demorou mais de 40 minutos, tirou a possibilidade de vitória da dupla e colocou Sébastien Ogier e Julien Igrassia na ponta da etapa para não perder mais.
Com bom ritmo e também com o novo Ford Fiesta, Ott Tanak e o navegador Martin Jarveoja conseguiam fazer as honras para a M-Sport sempre mantendo-se entre os três melhores do rali, mas no início do domingo um problema no motor complicou a vida dos estonianos e tirou a possibilidade de uma dobradinha da marca americana logo na abertura do campeonato. A M-Sport conseguiu solucionar o problema e o segundo piloto da equipe ainda salvou um terceiro lugar.
O segundo lugar foi ocupado pelo incrível Jari-Matti Latvala. O finlandês, que agora está correndo pela Toyota, sempre manteve um ritmo bem constante e frequentemente beliscava o pódio do Rali de Monte Carlo. Com o abandono de Neuville e o problema de Tanak, Latvala assumiu o segundo lugar no domingo e com o cancelamento da penúltima especial acabou garantindo o segundo lugar no retorno da Toyota ao Mundial de Rali.
A Citroën destacou-se pelo fraco desempenho no retorno da equipe de fábrica da marca ao WRC depois de um ano sabático. Craig Breen foi o melhor da marca com um quinto lugar e com quase quatro minutos de desvantagem para Ogier. Os franceses ainda viram Kris Meeke abandonar no sábado com problemas mecânicos.
No WRC 2, a vitória de Andreas Mikkelsen foi das mais tranquilas. O terceiro órfão da Volks não conseguiu um espaço na divisão principal do WRC, disputou a categoria de acesso com um Skoda e sobrou durante toda a etapa de Monte Carlo chegando a terminar em sétimo na classificação geral, inclusive marcando pontos para o campeonato do WRC.
Estreando a nova pontuação mais generosa do WRC, Thierry Neuville venceu o Power Stage, garantiu o cinco pontos extras da etapa e o campeonato está assim neste momento:
1) Sébastien Ogier (FRA) - 25 pts;
2) Jari-Matti Latvala (FIN) - 18 pts;
3) Ott Tanak (EST) - 15 pts;
4) Daniel Sordo (ESP) - 13 pts;
5) Craig Breen (IRL) - 10 pts;
6) Elfyn Evans (ING) - 10 pts;
7) Andreas Mikkelsen (NOR) - 6 pts;
8) Stéphane Lefebvre (FRA) - 6 pts;
9) Thierry Neuville (BEL) - 5 pts;
10) Jan Kopecky (TCH) - 4 pts;
A próxima etapa do WRC será o Rali da Suécia que será disputado entre os dias 09 e 12 de fevereiro.
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