Raikkonen encerrou a primeira semana de testes na primeira posiçãoo |
"Invicto", Raikkonen ficou na ponta do quarto dia de testes coletivos durante boa parte do dia. O finlandês da Ferrari só saiu da ponta por alguns minutos no período da tarde quando Max Verstappen tomou a liderança por alguns minutos. De resto, Raikkonen andou ao longo de todo o dia, usou os dois compostos de pista molhada e depois andou com os pneus macios quando a pista já estava mais seca nas metades finais de cada sessão. O finlandês ficou abaixo dos tempos anotados já no segundo dia de testes em Barcelona, mas não conseguiu baixar a marca de Valtteri Bottas na quarta-feira, terceiro dia de testes coletivos.
A Mercedes, uma das equipes que não concordou com a atividade de pista molhada, deu apenas nove voltas no período da manhã já com a pista seca. A equipe alegou que enfrentou problemas elétricos no W08. Lewis Hamilton que deveria conduzir as atividades do time pela manhã, foi embora antes mesmo da sessão acabar. Foi Valtteri Bottas quem deu as nove voltas nos minutos finais do treino. No período da tarde a Mercedes esteve mais presente na pista e Bottas fechou o dia com 68 voltas e o oitavo tempo do dia sem mais problemas.
A Williams optou por não andar no último dia da primeira semana de testes. A decisão veio após Lance Stroll danificar o primeiro chassi da equipe em um acidente durante o terceiro dia de testes em Barcelona. O segundo chassi, que chegou no período da tarde, só ficaria pronto para a segunda semana, mesmo sendo montado em Barcelona. Com isso o brasileiro Felipe Massa nem deu o ar da graça no traçado espanhol.
A Toro Rosso conseguiu dar apenas uma volta pela manhã. O carro era conduzido por Daniil Kvyat quando foi identificado um problema no motor Renault que tirou a equipe de toda a atividade. O segundo time dos touros vermelhos chegou a trocar o motor, mas não houve tempo hábil para que o próprio Kvyat ou Carlos Sainz Jr. recolocassem o STR12 na pista.
O primeiro time dos touros vermelhos também não passou o dia ileso de problemas nessa quinta-feira. Problemas no sistema de exaustão deixaram a Red Bull parada por quase duas horas no retorno do almoço. Logo que o problema foi resolvido, Max Verstappen conduziu o carro nos testes e rapidamente colocou o time no topo da tabela de tempos. O holandês ainda conseguiu dar 85 voltas com o RB13 e fechar o dia no segundo lugar.
A Renault mostrou ligeira recuperação ao fechar o dia com o terceiro lugar de Jolyon Palmer. Nico Hülkenberg ficou focado em testes de stints de corrida e terminou o dia com o nono melhor tempo. O time da montadora francesa começou a semana com vários problemas e tempos mais altos. Conforme a semana foi avançando, a Renault conseguiu solucionar esses problemas e os tempos melhoraram em relação aos times adversários, diminuindo a margem de diferença para os líderes.
A Haas mais uma vez não enfrentou problemas e segue no alto da tabela. O único problema é que o time não baixa os tempos da casa de 1m22s e aí temos duas razões para isso não acontecer: o time não evoluiu o desempenho do carro ou o time só fez simulações de longos trechos com o VF17. A última opção, na minha visão, deve ser a mais provável porque a Haas sempre foi uma das equipes que mais andou durante os quatro dias de testes.
A Force India segue no meio da tabela de tempos também completando muitas voltas no traçado de Barcelona. Somente ontem, Sergio Pérez deu 82 voltas ao longo dia. Também é bom lembrar que os indianos costumam investir pouco e ter um bom rendimento em pistas de altas velocidades.
A Sauber e Antonio Giovinazzi surpreenderam com o quinto tempo do dia, mas ficou bem claro que o time não terá um bom desempenho em 2017. Com um motor defasado, a Sauber fez o melhor tempo com pneus ultramacios e bem distantes do 1m19s(alto) que os líderes conseguiram virar em Barcelona.
Para encerrar, a McLaren conseguiu completar a distância de um GP no último dia da primeira semana de testes. Stoffel Vandoorne teve um dos dias mais tranquilos depois de uma semana que começou mal para o time inglês. Ainda sofrendo com falta de potência nas usinas da Honda, a primeira metade dos testes foi muito comprometida pelo tempo excessivo do novo MCL32 parado nos pits para reparos/trocas de motor.
A Fórmula 1 volta a andar em Barcelona entre os dias 07 e 10 de março para a segunda, e última, semana de testes coletivos.
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