07 março 2017

F1 2017 - Barcelona II - Massa encerra primeiro dia na liderança com tempo da manhã

Twitter / Formula 1 (@F1)
Massa ajudou a Williams a recuperar um pouco do tempo perdido e cravou o melhor tempo do dia
O brasileiro Felipe Massa abriu a segunda semana de testes coletivos da Fórmula 1 colocando a Williams no alto da tabela de tempos. Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel fecharam os três melhores do dia. O quinto dia de atividades em Barcelona também ficou marcado por novos problemas com a Renault e a McLaren.

A grande surpresa do dia foi a Williams. O time de Grove tentou recuperar o tempo perdido com os acidentes de Lance Stroll na semana passada e colocou Felipe Massa para conduzir o FW40 nesta terça-feira. O brasileiro conseguiu o melhor tempo da manhã - 1m19s726 - com pneus supermacios. Esse também é o segundo melhor tempo no acumulado das duas semanas de testes até agora. Massa descontou boa parte do prejuízo dos últimos dias ao dar o maior número de voltas no primeiro dia da segunda semana de testes coletivos. O brasileiro deu 168 giros no traçado catalão e completou o dia na liderança.

A Ferrari e a Mercedes voltaram a impressionar pela regularidade. Enquanto o carro italiano deu um número bem grande de voltas e fechou o dia com Sebastian Vettel no terceiro lugar da tabela de tempos, os atuais campeões focaram na simulação de corridas, também dando um número bem grande de voltas com Lewis Hamilton e Valtteri Bottas. A Ferrari encerrou o dia com 168 voltas completadas enquanto a Mercedes chegou a marca de 135 voltas - Hamilton andou 49 voltas e Bottas deu 86 giros.

A Renault voltou a ter problemas nesta terça-feira. O time da montadora francesa teve que trocar mais uma vez o motor do R.S.17 já no período da manhã, quando Jolyon Palmer conduzia os testes pela equipe. O inglês chegou aos boxes com o motor desligado sem causar uma bandeira vermelha. A troca do motor levou boa parte da manhã e a Renault só voltou no período da tarde já com Nico Hülkenberg no comando do carro francês. Depois disso o carro não apresentou maiores problemas. Hulk fechou o dia na sétima posição enquanto Palmer foi o lanterninha e 13º do dia. Hülkenberg foi quem causou a única bandeira vermelha do dia ao parar o carro no último setor da pista nos minutos finais do dia.

Mais uma vez a McLaren enfrentou problemas com o motor Honda. O time de Woking chegou ao sexto motor em cinco dias de testes coletivos em Barcelona e o clima entre McLaren e Honda de novo não é dos melhores. Stoffel Vandoorne chegou a completar as atividades da manhã, mas o motor começou a ser trocado durante o horário de almoço e o piloto belga só retornou no meio da tarde para a pista (bem pertinho das 12h no horário de Brasília). Por "sorte", talvez, o time conseguiu que Vandoorne superasse o número de voltas de um GP da Espanha (66).

O destaque na Sauber foi o retorno do alemão Pascal Wehrlein às pistas depois do acidente sofrido na Race of Champions em janeiro e que o tirou da primeira semana de testes. Liberado pelos médicos, Wehrlein conduziu o C36 no período da manhã enquanto Marcus Ericsson assumiu o volante no período da tarde. O time continua sendo o favorito a ser o pior dessa temporada.

Force India, Haas e Toro Rosso aparentemente passaram o quinto dia de pré-temporada sem apresentar problemas e com um bom número de voltas. A Force India com Esteban Ocon andou 141 voltas, a Haas com Kevin Magnussen andou 80 voltas e a Toro Rosso com Daniil Kvyat andou 82 voltas ao longo desta terça-feira.



Lembrando que a última semana de testes coletivos da Fórmula 1 vai até o dia 10 de março em Barcelona, na Espanha.

Nenhum comentário: