27 março 2017

F1 2017 - GP da Austrália - Vettel aproveita estratégia e desbanca Mercedes

Reprodução / YouTube / FORMULA 1
Vettel encerrou um jejum de mais de um ano sem vitórias
Sebastian Vettel desbancou o favoritismo da Mercedes e colocou a Ferrari no alto do pódio 552 dias depois da última vitória do time italiano e do piloto alemão, no GP de Cingapura de 2015. Com uma estratégia melhor que a Lewis Hamilton, Vettel assumiu a liderança após a única parada para troca de pneus da corrida. Valtteri Bottas completou o pódio e Felipe Massa terminou no sexto lugar.

Pouco mais de um ano e meio depois da última vitória, Vettel contou com o melhor aproveitamento dos pneus para ficar mais tempo na pista, usar mais os pneus ultramacios e voltar à frente de Lewis Hamilton. Essa primeira corrida também mostrou que a Ferrari tem um ritmo de corrida melhor que o da Mercedes e deve ser a grande pedra no sapato dos prateados.

E era justamente com isso que as flechas de prata não contavam. Lewis Hamilton adiantou a parada em pelo menos quatro voltas e ainda ficou preso atrás de Verstappen por algumas voltas, quando Vettel saiu dos pits o estrago já estava feito. A Mercedes entendeu que a partir de agora a tática tem que ser executada com perfeição, afinal de contas, o W08 não é tão superior aos adversários como os modelos anteriores eram. Para colaborar, Hamilton não mostrou ter um ritmo tão bom, principalmente no final da vida útil dos pneus. O inglês ficou sem aderência no final dos dois trechos de prova e permitiu quem vinha atrás aproximar-se perigosamente nesses momentos.

No final da prova foi a vez de Valtteri Bottas ser a dor de cabeça do tricampeão. O finlandês fez uma corrida no melhor estilo dele. Sempre com um ritmo bem sólido e sem cometer erros, Bottas cresceu principalmente nas voltas finais quando encostou em Hamilton, mas não chegou a ameaçá-lo de fato.

Kimi Raikkonen e Max Verstappen completaram o Top 5 da corrida, Felipe Massa terminou em sexto. Cada um desses fizeram o que puderam ao longo da prova. Nenhum dos três comprometeu, mas também não tiveram ritmos de corrida para escalar o grid. Massa ainda conquistou o sexto lugar na largada e conseguiu uma diferença suficiente para garantir-se com essa posição no final da corrida.

Destaque para a Toro Rosso e a Force India. Os times pontuaram com os dois carros e colocam-se como os melhores times do pelotão intermediário da temporada, pelo menos após essa primeira corrida. Sergio Pérez e Esteban Ocon, 7º e 10º respectivamente, somaram sete pontos para a Force India enquanto Carlos Sainz e Daniil Kvyat, 8º e 9º respectivamente, somaram seis pontos para a Toro Rosso.

Outro que merece uma atenção é Antonio Giovinazzi. O italiano vice-campeão da GP2 em 2016 substituiu Pascal Wehrlein e não fez feio. Na classificação, Giovinazzi foi o melhor entre os eliminados do Q1 e largou do 16º lugar. Na corrida fez o que pode com o carro da Sauber e ainda fechou no 12º lugar, o penúltimo entre os pilotos que encerraram a corrida.

O suplício da McLaren/Honda foi melhor que o esperado, mas ainda assim aconteceu. Primeiro com Stoffel Vandoorne e depois com Fernando Alonso. Vandoorne fez uma parada de quase 20 segundos para reiniciar o sistema do McLaren MCL32 que estava sem potência nas voltas iniciais. Alonso acabou abandonando por um problema na suspensão (segundo o rádio da equipe) no final da corrida.

Por sinal, foram sete quebras que geraram abandonos ao longo da corrida. Kevin Magnussen e Marcus Ericsson com problemas causados pelo acidente entre a dupla na terceira curva da corrida. Lance Stroll, Daniel Ricciardo, Jolyon Palmer e Romain Grosjean deixaram a corrida por problemas mecânicos. Esse último foi a grande decepção. O francês classificou em sexto e tinha de tudo para fazer uma grande corrida, mas o motor Ferrari deixou Grosjean no meio do caminho.

Twitter / Formula 1 (@F1)



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A Ferrari e Sebastian Vettel são os líderes dos campeonatos da Fórmula 1. Os resultados da Austrália colocam o trio Ferrari/Vettel/Raikkonen como grande ameaça a coroa da Mercedes. Os atuais tricampeões dos campeonatos de pilotos e construtores terão que ser perfeitos para manter a supremacia estabelecida nos últimos anos.

A próxima etapa da Fórmula 1 será o GP da China entre os dias 07 e 09 de abril.

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