13 março 2017

Indy 2017 - St. Petersburg - Bourdais sai do último lugar para a vitória

Reprodução / YouTube / indycar
Bourdais venceu na abertura do campeonato após largar do último lugar
O francês Sébastien Bourdais largou do último lugar para vencer a prova de abertura da temporada 2017 da Fórmula Indy nas ruas de St. Petersburg. A corrida da Flórida contou com apenas duas bandeiras amarelas que bagunçaram as estratégias e colocaram o francês na briga direta pela vitória com o compatriota e atual campeão, Simon Pagenaud. Bourdais assumiu a ponta na volta 37 e só a perdeu quando fez a parada para troca de pneus e reabastecimento. Superando os problemas de estratégia, Scott Dixon terminou a corrida no terceiro lugar.

O final de semana que tinha de tudo para ser amplamente dominado pela Chevrolet e a Penske não foi bem assim. A Honda tornou-se uma baita dor de cabeça para a marca da gravatinha que sofreu para conquistar a pole com Will Power.

A corrida começou e o equilíbrio de forças ficou evidente. Na verdade, a Honda teve uma pequena vantagem, principalmente depois da segunda bandeira amarela. Foram sete carros da Honda nas dez primeiras posições da corrida.

Reprodução / YouTube / indycar
Momento em que Bourdais ultrapassou Pagenaud pela liderança da corrida
O desempenho constante e melhor que o de Pagenaud garantiram para Bourdais uma aproximação e ultrapassagem tranquilas contra o compatriota da Penske. Correndo pela nanica Dale Coyne, Sebastien Bourdias dominou a segunda metade da prova sem dar chances para qualquer outro adversário, desde que assumiu a liderança na volta 37 da corrida.

Scott Dixon foi um bom destaque da corrida. Prejudicado pela segunda bandeira amarela da corrida, o neozelandês da Ganassi escalou o grid para terminar no terceiro lugar. Dixon fez uma segunda metade de prova muito boa e recheada de ultrapassagens.

Os brasileiros não conseguiram recuperar-se dos problemas de estratégia que a segunda bandeira amarela trouxe, mas ainda conquistaram algumas posições na pista. Hélio Castroneves terminou a corrida em sexto enquanto Tony Kanaan terminou em 12º.



O campeonato saiu de St. Petersburg assim:
1) Sebastien Bourdais (FRA) - 53 pts;
2) Simon Pagenaud (FRA) - 41 pts;
3) Scott Dixon (NZL) - 35 pts;
4) Ryan Hunter-Reay (EUA) - 32 pts;
5) Takuma Sato (JAP) - 31 pts;
6) Hélio Castroneves (BRA) - 28 pts;
7) Marco Andretti (EUA) - 26 pts;
8) Josef Newgarden (EUA) - 24 pts;
9) James Hinchcliffe (CAN) - 23 pts;
10) Ed Jones (EAU) - 20pts;
12) Tony Kanaan (BRA) - 18 pts;

A próxima etapa da Indy acontece em Long Beach no dia 09 de abril.

Texto publicado no dia 16 de março de 2017, às 16h15m.

Nenhum comentário: