27 março 2017

MotoGP 2017 - GP do Catar - Viñales fatura prova atrasada pela chuva

Reprodução / YouTube / MotoGP
Viñales e Dovizioso protagonizaram a grande disputa da corrida
Twitter / MotoGP (@MotoGP)
Resultado do GP do Catar
Maverick Viñales venceu a prova de abertura da temporada 2017 da MotoGP e confirmou todo o favoritismo apresentado durante a pré-temporada da categoria. A vitória só veio após uma longa disputa com o italiano Andrea Dovizioso e o companheiro de Yamaha, Valentino Rossi. A corrida ainda foi atrasada em quase uma hora por causa da chuva que caiu exatamente no horário marcado para a largada.

Primeiro, a chuva tão temida ao longo de todo o final de semana resolveu aparecer. A corrida do Catar justamente acontece à noite pela região do Emirado ter em média apenas nove dias de chuva ao longo de um ano e ela apareceu no sábado e no domingo. Resultado, a largada da corrida foi atrasada em mais ou menos 40 minutos.

Viñales venceu, mas não foi nada fácil. O espanhol largou mal e acabou despencando na classificação, por outro lado, Dovizioso escalava as primeiras posições até chegar logo ao segundo lugar acompanhando à distância o novato Johann Zarco. O francês da Tech 3 foi a grata surpresa das primeiras voltas da corrida e já deu um aperitivo do que pode fazer na divisão principal da MotoGP. Pena que caiu logo em seguida, abandonou a corrida e deu a liderança de graça para Dovizioso.

Mais atrás Viñales fazia um trabalho impecável na recuperação de posições. Sempre acompanhado de perto por Valentino Rossi, o espanhol da Yamaha abriu caminho rumo à ponta da corrida. Não demorou muito até "o Maveckão" ultrapassar Marc Márquez e encostar em Dovizioso. Logo em seguida foi a vez de Rossi fazer o mesmo e deixar as duas Hondas para trás.

A disputa desenrolou-se durante as voltas finais e contou com muitas trocas de posições. Geralmente Viñales ultrapassava no miolo e Dovizioso na reta principal do traçado de Losail. Rossi assistiu a disputa de camarote e pouco atrapalhou a dupla. Apenas na última volta Viñales abriu uma diferença que garantiu a liderança da prova com alguma tranquilidade e ser o primeiro a cruzar a linha de chegada. Dovizioso terminou em segundo e Rossi em terceiro.

Sem apresentar o mesmo desempenho da temporada passada, Marc Márquez e Daniel Pedrosa foram meros coadjuvantes durante o GP do Catar. Márquez perdeu muito rendimento na metade da prova e acabou cedendo os primeiros lugares para os três pilotos que foram ao pódio. Pedrosa por sua vez sempre esteve entre os cinco primeiros sem passar muito disso. No final da prova o espanhol chegou a ser pressionado por Aleix Espargaró com uma Aprilia.

Essa foi a grata surpresa da corrida. Com a queda de Andrea Ianonne, um dos líderes da prova, a Suzuki saiu da briga pela ponta, mas abriu espaço para a boa moto da marca italiana. As motos da Aprilia ocuparam o fundão do grid nas últimas temporadas e mostraram uma boa recuperação na prova de ontem. Se Sam Lowes foi apenas o 18º da corrida, Aleix Espargaró fez uma corrida bem sólida e chegou a ultrapassar Pedrosa na parte final da corrida, mas perdeu o quinto lugar bem perto da última volta.

Você deve estar se perguntando sobre Jorge Lorenzo. O tricampeão da MotoGP fez uma estreia pra lá de discreta com a Ducati. Sempre no meio do pelotão, Lorenzo chegou a beliscar o décimo lugar, mas terminou na 11ª colocação da corrida quase 20 segundos atrás de Viñales.



A vitória deixa Maverick Viñales na liderança provisória do campeonato seguido por Andrea Dovizioso, Valentino Rossi, Marc Márquez, Daniel Pedrosa, Aleix Espargaró, Scott Redding, Jack Miller, Álex Rins e Jonas Folger.. Esse é o grupo que forma o Top 10 do campeonato.

A próxima etapa da MotoGP será na América do Sul. O GP da Argentina acontecerá no dia 09 de abril.

Nenhum comentário: