09 abril 2017

F1 2017 - GP da China - Hamilton vence e empata com Vettel no campeonato

Twitter / Formula 1 (@F1)
Hamilton venceu na China e empatou com Vettel no campeonato de Pilotos
Lewis Hamilton venceu a segunda etapa do campeonato da Fórmula 1, o GP da China no final da madrugada deste domingo para nós brasileiros. O inglês sobrou durante toda a corrida e viu Sebastian Vettel completar a prova em segundo, situação que deixa a dupla empatada no campeonato de pilotos. Max Verstappen foi o destaque da corrida após sair do 17º lugar e antes mesmo da metade já estar entre os três melhores da prova.

O tricampeão Lewis Hamilton não foi atrapalhado em momento algum da corrida deste domingo. O inglês da Mercedes largou muito bem e liderou toda a corrida sempre com uma vantagem confortável para os adversários. Vitória com mais de seis segundo de vantagem para o piloto mais próximo.

Sebastian Vettel teve que suar para conseguir o segundo lugar na corrida de hoje. O alemão parou logo durante o Virtual Safety Car causado por Lance Stroll e acabou perdendo algumas posições. Vettel teve que lidar por muito tempo para conseguir as ultrapassagens sobre Kimi Raikkonen e Daniel Ricciardo, essa última a mais bonita da prova na parte de fora da curva 6. O alemão ainda contou com o erro de Max Verstappen para assumir o segundo lugar da corrida e conseguir manter o campeonato de pilotos empatado.

Vettel chegou a descontar a vantagem de mais de 11 segundos que Hamilton tinha na liderança para os 6s2 do final da prova. O alemão andou rápido, mas chegou ao segundo lugar muito tarde para tentar alcançar de fato Hamilton.

Eu destaco, por enquanto, o bom relacionamento entre Vettel e Hamilton. A dupla não chegou a brigar por campeonatos ou disputar vitórias em corridas com frequência e os dois ainda mantém um certo respeito entre eles. Tomara que siga assim até o final do ano.

Twitter / Formula 1 (@F1)
O grande destaque da corrida foi Max Verstappen. O holandês da Red Bull rapidamente chegou aos primeiros lugares. Na volta número oito Verstappen era o terceiro e na volta 11 era o segundo colocado. O holandês manteve o bom desempenho até a parte final da prova. Primeiro ele errou e permitiu que Sebastian Vettel conquistasse o segundo lugar com muita facilidade e mais tarde recebeu a pressão de Daniel Ricciardo nas voltas finais da corrida. Mesmo assim Verstappen conseguiu segurar o terceiro lugar e garantiu o primeiro pódio dele nessa temporada.

Daniel Ricciardo e Kimi Raikkonen andaram próximos um do outro durante quase todo o GP da China. A dupla fez um belo duelo durante toda da corrida, mas cedeu as pressões de Verstappen e Vettel. Ricciardo e Raikkonen claramente tinham carros inferiores aos dos companheiros de time e apenas encostaram mais uma vez em Verstappen nas voltas finais de prova para completar o Top 5 da corrida.

Valtteri Bottas está entre as decepções da corrida em Xangai. O finlandês da Mercedes estava entre os cinco melhores da corrida até a entrada do Safety Car. Bottas saiu entre os ponteiros da prova da parada em bandeira amarela, mas rodou sozinho enquanto aquecia os pneus no período de safety car e despencou para o 12º lugar. A partir desse momento, Bottas sofreu para escalar o grid e chegou ao sexto lugar apenas nas voltas finais da corrida.

Felipe Massa conseguiu o sexto lugar na classificação, mas a pista molhada pela chuva que caiu na manhã deste domingo em Xangai prejudicou o rendimento do FW40. O carro da Williams claramente não comportou-se bem nessas condições de pista e o brasileiro rapidamente despencou na classificação da prova para terminar em 14º e penúltimo entre os carros que completaram a corrida. Talvez o FW40 tenha o pior desempenho de pista molhada entre os últimos carros da Williams.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Resultado do GP da China
Twitter / Formula 1 (@F1)
Lance Stroll fez um bom final de semana. O canadense conseguiu boas colocações em todos os treinos livres e largou no décimo lugar. Mas Stroll mais uma vez aprontou das dele. O segundo piloto da Williams até havia conseguido manter a posição de largada e na saída da curva 10 fechou a trajetória de Sergio Pérez. O resultado foi uma quebra da suspensão traseira esquerda e o segundo abandono consecutivo, ou seja, Stroll não completou nenhuma das corridas que fez na Fórmula 1.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Antonio Giovinazzi foi a grande lamentação da corrida da China. O italiano tem andado muito bem desde que estreou no sábado do GP da Austrália. O substituto de Pascal Wehrlein conseguiu bons resultados até a classificação deste sábado. Giovinazzi bateu no final do Q1 prejudicando vários pilotos que faziam voltas rápidas naquele momento da classificação. O acidente aconteceu na entrada da reta principal e obrigou o italiano a largar do 18º lugar mesmo tendo passado para o Q2 pela primeira vez.

O italiano fazia uma largada discreta até acertar o muro da entrada da reta principal na quarta volta da corrida. Com pneus slicks, o italiano viu a Sauber dele perder aderência ao passar por um trecho de pista molhado, rodar e bater. Foi fim de prova para Giovinazzi que tem surpreendido positivamente nas duas primeiras corridas desse ano.



Twitter / Formula 1 (@F1)
O campeonato de Pilotos sai rigorosamente empatado de Xangai. Tanto Vettel quanto Hamilton tem um primeiro e um segundo lugares cada um e dividem a liderança com 43 pontos. Max Verstappen assumiu o terceiro lugar com 25 pontos seguido de perto de Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen. Daniel Ricciardo é o sexto colocado duelando com Carlos Sainz. Felipe Massa e Sergio Pérez repetem os líderes do campeonato e dividem o oitavo lugar com oito pontos cada. Kevin Magnussen fecha o Top 10 do campeonato.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Entre os Construtores a briga também é bem apertada. A Mercedes lidera com apenas um ponto de vantagem para a Ferrari. A Red Bull está isolada na terceira colocação. O time dos touros vermelhos tem uma desvantagem de 28 pontos para a Ferrari e uma vantagem de 25 pontos para a irmã mais nova, a Toro Rosso. A partir desse quarto lugar a briga segue bem apertada entre Toro Rosso, Force India, Williams e Haas. Renault, Sauber e McLaren ainda não pontuaram.



A próxima etapa da Fórmula 1 acontece no próximo final de semana, entre os dias 14 e 16 de abril. A corrida no domingo começa ao meio dia.

Nenhum comentário: