Mais uma vez Vettel contou com uma tática melhor para bater Hamilton |
O alemão Sebastian Vettel construiu a vitória desde a largada. Antes mesmo da curva 01 o piloto da Ferrari já estava à frente de Hamilton e fazendo uma forte pressão em Valtteri Bottas, o pole e líder da prova naquele momento. Sem conseguir ultrapassar Bottas na pista a dupla Vettel/Ferrari investiu na tática e o alemão parou mais cedo. Quando o safety car causado pelos acidentes de Max Verstappen e Lance Stroll/Carlos Sainz Jr entrou na pista e quem ainda não tinha parado fez o primeiro pit stop, Vettel estava à frente do pelotão e liderando.
Alías uma pausa para falar do acidente entre Stroll e Sainz. Esse foi o ponto determinante para o resultado final da corrida. Dessa vez Lance Stroll fazia uma corrida boa em relação ao que apresentou na Austrália e na China. Por outro lado, Carlos Sainz vivia um final de semana infernal. O espanhol teve problemas com extintor, falta de combustível e fazia uma corrida de recuperação.
Ao contrário do que aconteceu na China, quando Stroll fechou a trajetória de Sergio Pérez, desta vez a culpa não foi do novato da Williams. Acontece que ao sair dos pits, Sainz não considerou que Stroll não tinha mais visão dele e resolveu fazer a curva normalmente ao invés de frear mais cedo e contornar a curva atrás da Williams. No caso, a punição de três posições no grid do GP da Rússia e os dois pontos na carteira de Carlos Sainz Jr. foram mais do que justos.
O Safety Car causado pelo acidente da dupla Stroll/Sainz só ajudou Vettel. Para não ficar muito tempo parado nos pits atrás de Bottas, Hamilton segurou o ritmo dele e de Daniel Ricciardo. A direção de prova deu um Time Penalty de 5 segundos para o inglês. Tendo que correr ainda mais para descontar o tempo da punição, Hamilton imprimiu um ritmo muito forte para ficar em apenas uma parada. A Mercedes optou por um último stint com pneus macios e não supermacios, escolha que não ajudou o inglês a descontar o suficiente da diferença para Vettel. Mesmo sem a punição, Hamilton ainda teria 1s6 de atraso para o líder.
A outra Mercedes saiu da pole, mas terminou no terceiro lugar. A cara nada satisfeita de Valtteri Bottas no pódio refletia bem qual foi a situação do finlandês na corrida. De líder e concorrente a vitória, Bottas teve que abrir espaço para Hamilton e fazer o jogo de equipe. No final da prova, o finlandês terminou em um terceiro lugar bem desagradável.
A Red Bull passou por uma corrida de altos e baixos. Começando pela notícia ruim, Max Verstappen estava bem na corrida e um problema nos freios fez o holandês bater - relativamente devagar, já que os freios travaram - e abandonar com 12 voltas. Após o Safety Car, Daniel Ricciardo confirmou a boa classificação e melhorou de desempenho durante a corrida e confirmou o bom quinto lugar, o primeiro atrás das Ferraris e das Mercedes.
Felipe Massa foi outro que fez o que podia com o equipamento disponível. Primeiro, Massa largou bem mesmo estando no lado sujo da pista e saltou do oitavo para o sexto lugar. Depois do Safety Car o brasileiro chegou a andar em quarto, mas acabou cedendo posições para Kimi Raikkonen e Ricciardo. No final, Massa terminou na melhor posição que a Williams poderia conquistar, o sexto lugar.
Sobre as intervenções da direção de prova, o Safety Car foi a decisão certa, mas apenas uma bandeira amarela localizada quando Marcus Ericsson parou em uma posição perigosa nas voltas finais não foi nada bom. O carro da Sauber estava parado em uma zona de frenagem - local bem crítico - e o ideal seria acionar o Virtual Safety Car para não interferir tanto na caça de Hamilton e manter a segurança na pista.
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Resultado do GP do Bahrein |
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A próxima etapa da Fórmula 1 será o GP da Rússia no dia 30 de abril.
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