O GP da Rússia abre a temporada europeia no calendário da F1 |
Reprodução / YouTube / FORMULA 1
CIRCUITO
O traçado do GP da Rússia foi todo planejado em conjunto com o Parque Olímpico, ou seja, o projeto de sediar os Jogos de Inverno e a Fórmula 1 foram feitos e executados em conjunto - talvez este escriba esteja se repetindo, mas é um verdadeiro exemplo para o Brasil. Repetindo as últimas praças que entraram no calendário da Fórmula 1, o Autódromo de Sochi também foi projetado pelo arquiteto alemão Hermann Tilke. As curvas rápidas e longos trechos de aceleração alternado com curvas de praticamente 90º são uma característica bem presente no traçado russo. Como a corrida entrou justamente no início do domínio da Mercedes, apenas a montadora alemã fez poles e venceu por lá (duas vitórias de Lewis Hamilton e uma de Nico Rosberg).
PNEUS
A Pirelli vai repetir a escolha feita para o GP da Austrália e vai levar para a Rússia os pneus ultramacios (rosas), supermacios (vermelhos) e os macios (amarelos). A escolha da montadora italiana é diferente da feita na temporada passada - quando levou para Sochi os compostos supermacios (vermelhos), macios (amarelos) e médios (brancos). A previsão da Pirelli é que a tática mais rápida seja de apenas uma parada, como aconteceu na Austrália, mesmo com os carros calçados com os pneus mais macios e menos duráveis.
PROGRAMAÇÃO
Como deve acontecer em nove das próximas dez corridas, os horários da programação da Rússia abrem a temporada de treinos no final da madrugada e no meio da manhã pelo horário de Brasília. A programação de Sochi deve repetir-se em todas as corridas realizadas na Europa neste ano. Confira:
Arte: Heloise Bergman
Caso não consiga assistir a lista de vídeos incorporada acima, você pode vê-la clicando neste link aqui.
PALPITE
Acredito que o traçado da Rússia deve favorecer a Ferrari mais uma vez. A pole deve ser da Mercedes, mas como aconteceu na Austrália e no Bahrein, a Ferrari - provavelmente com Sebastian Vettel - deve assumir a liderança após a parada nos boxes justamente pelo menor consumo de pneus dos carros italianos até o momento.
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