17 abril 2017

F2 2017 - Bahrein - Markelov e Leclerc dão show ao vencerem no final de semana

Artem Markelov e Charles Leclerc dão show, vencem as corridas do final de semana e saem do Bahrein na liderança do campeonato da nova Fórmula 2. As corridas de sábado e domingo foram marcadas pelo alto desgaste de pneus e a tática de pneus foi determinante no resultado final das duas provas.

Facebook / FIA Formula 2
Markelov usou a tática para ter pneus mais novos na parte final da Corrida 1
Resultado provisório da Corrida 1 da F2 no Bahrein
CORRIDA 1
Foi na base da tática que Artem Markelov conquistou a vitória na abertura do campeonato da Fórmula 2. O russo fez uma bela largada e duelou com o monegasco Charles Leclerc e francês Norman Nato antes da parada obrigatória.

Se Nato parou na volta 15 e Leclerc na volta 16, Markelov conseguiu segurar a troca de pneus para a volta 18 e retornou atrás de Leclerc e Nato. Nas voltas finais o ataque do russo foi impiedoso. A primeira vítima foi Leclerc e duas voltas depois, na penúltima da corrida, foi a vez de Nato sofrer o rápido ataque de Markelov. No final, vitória de Markelov seguido por Nato e Leclerc.

Um dos destaques negativos da corrida foi o indonésio Sean Gelael. O piloto da Arden já não fazia uma boa corrida e foi punido por exceder o limite de velocidade nos pits. Ao cumprir o Drive Through Gelael mais uma vez excedeu o limite de velocidade e ganhou um Time Penalty de 5 segundos. No final, Gelael ficou classificado no 17º lugar.

O brasileiro Sérgio Sette Câmara largou em décimo e perdeu várias posições na largada - ajudado por estar no lado sujo da pista - e até conseguiu algumas ultrapassagens ao longo da corrida. O brasileiro chegou a cruzar a linha de chegada na 12ª colocação. Horas depois a direção de prova divulgou uma punição para o brasileiro por forçar o suíço Ralph Boschung durante a defesa de posição nas últimas voltas. Sette Câmara recebeu um Time Penalty de 5 segundos e caiu para o 13º lugar.

CORRIDA 2
Facebook / FIA Formula 2
Leclerc contou com pneus mais novos para sair do 14º para o 1º lugar em meia corrida
Em uma corrida tão agitada quanto a primeira. Charles Leclerc, Luca Ghiotto, Oliver Rowland e Artem Markelov foram os nomes da segunda corrida. Os quatro dominaram as ações da prova e foram de longe os destaques positivos.

Leclerc e Markelov ainda investiram em uma improvável parada para troca de pneus para garantir um bom resultado no final da prova. A tática da dupla mostrou-se acertada e mesmo despencando na classificação com a parada os dois recuperaram terreno. Leclerc chegou a cair para o 14º lugar para assumir a liderança na abertura da última volta. Markelov terminou em oitavo. Ghiotto e Rowland completaram o pódio sofrendo com o desgaste de pneus.

O brasileiro Sérgio Sette Câmara acabou não tendo uma boa segunda corrida. O brasileiro foi prejudicado por um toque na largada, foi para os boxes duas vezes durante o Safety Car e não conseguiu se recuperar. Sette Câmara terminou no discreto 18º lugar.

CAMPEONATO
Os dois pódios do final de semana garantiram para o monegasco Charles Leclerc a liderança do campeonato após a primeira etapa. Artem Markelov é o segundo com uma desvantagem de oito pontos para o líder. O russo tem a mesma diferença para Oliver Rowland, o terceiro colocado no campeonato.

Luca Ghiotto, Norman Nato e Jordan King estão empatados em pontos, mas o segundo lugar de Ghiotto na segunda corrida coloca o italiano em vantagem em relação aos rivais. Alexander Albon, Nicholas Latifi, Nyck De Vries e Nobuharu Matsushita completam o Top 10 do campeonato até o momento. O brasileiro Sérgio Sette Câmara é o 16º colocado sem marcar pontos até o momento.

A próxima etapa da Fórmula 2 é só entre os dias 12 e 14 de maio no final de semana de GP da Espanha, em Barcelona.

Nenhum comentário: