30 abril 2017

Nascar 2017 - Richmond I - Logano sai do último lugar para vencer a primeira do ano

Reprodução / YouTube / NASCAR
Logano comandou a segunda dobradinha da Penske no final de semana
Joey Logano saiu do último lugar por uma troca da transmissão do Ford Fusion #22, mas escalou o grid para assumir a liderança restando apenas 16 voltas para o fim para não perder mais. Brad Keselowski, o grande favorito ao longo da corrida, completou a dobradinha da Penske, a segunda do final de semana.

Reprodução / YouTube / NASCAR
Decisão do 2º lugar no final do primeiro segmento da corrida em Richmond
Largando da pole, Matt Kenseth praticamente repetiu Kyle Larson na última segunda-feira em Bristol. O piloto do Toyota Camry #20 liderou todas as 100 voltas do primeiro segmento sem sequer ser ameaçado em qualquer momento de todo o primeiro trecho da corrida. Nas duas relargadas deste primeiro segmento, Kenseth distanciou-se rapidamente dos adversários e não fez esforço para vencer.

O grande destaque ficou para a chegada da disputa pelo segundo lugar do primeiro segmento. Kyle Larson e Martin Truex Jr. cruzaram lado a lado a linha de chegada e a posição foi decidida por milésimos de segundo. Larson terminou em segundo e Truex em terceiro. Kevin Harvick, Denny Hamlin, Brad Keselowski, Ryan Newman, Jamie McMurray, Clint Bowyer e Joey Logano completaram o Top 10 deste trecho.

O segundo segmento foi menos movimentado que o primeiro, mas o domínio de Kenseth terminou aí. Brad Keselowski teve uma melhora de desempenho bem significativa no Ford Fusion #2, tanto que encostou em Kenseth e passou. Keselowski fechou o segmento na liderança seguido por Matt Kenseth, Kevin Harvick, Denny Hamlin, Kyle Larson, Ryan Newman, Jamie McMurray, Clint Bowyer, Ty Dillon e Joey Logano.

Resultado da etapa de Richmond
O terceiro segmento foi o mais equilibrado de todos. Brad Keselowski, Clint Bowyer e Kevin Harvick confirmaram o desempenho apresentado nos segmentos anteriores, enquanto Denny Hamlin subiu na classificação pelo bom trabalho durante as paradas no boxes. Kyle Larson e Jamie McMurray também entraram na briga pela ponta conforme o terceiro segmento foi aproximando-se do final. As últimas 50 voltas da corrida foram todas na base do ditado "amarela chama amarela". Quando saia uma bandeira verde logo vinha outra amarela.

Foi na última relargada que Joey Logano apareceu na primeira fila. Rapidamente Joey Logano pressionou e passou Kyle Larson para assumir a liderança restando 16 voltas para o fim e não perdeu mais. Essa foi a primeira vitória de Logano em 2017 que colocou o piloto do Ford #22 nos play-offs. A estratégia da Penske para Logano foi perfeita e colocou o #22 na ponta na hora certa.

Brad Keselowski não venceu pela terceira vez, mas mostrou todo o bom momento que a Penske vive na Nascar. De longe o #2 era o favorito a vitória, mas a última relargada foi determinante para Keselowski chegar ao segundo lugar e encostar em Logano e que o coloca em boa posição no campeonato.

Denny Hamlin não tinha um carro para vitória, mas contou com uma equipe de mecânicos afiada para conquistar posições. Principalmente no terceiro segmento, a equipe de Hamlin fazia a troca dos quatro pneus e o reabastecimento e colocava o #11 na liderança com muita facilidade. Hamlin acompanhou o ritmo de Keselowski na última relargada para encerrar a corrida em terceiro.

Um destaque positivo foi Ricky Stenhouse Jr. porque bateu logo no início da corrida e conseguiu uma bela recuperação. O acidente fez com que o #17 despencasse na classificação. No final da corrida, Stenhouse apareceu entre os líderes para completar a corrida na quarta colocação. Aliás, o Top 10 ficou completo com Kevin Harvick, Jamie McMurray, Ryan Newman, Kurt Busch, Aric Almirola e Martin Truex Jr.



Campeonato após 9 etapas
O campeonato da Nascar ainda tem Kyle Larson na liderança e com folga. Agora são 40 pontos de vantagem do piloto da Chip Ganassi para o adversário mais próximo, Martin Truex Jr. Chase Elliott é outro que segue isolado no terceiro lugar do campeonato.

No quarto e quinto lugares aparecem os dois pilotos da Penske. Logano à frente de Keselowski. Depois a tabela de classificação tem um intervalo de 41 pontos para Kevin Harvick.

O restante dos 16 classificados provisoriamente para os play-offs seguem em grupos dispersos. Um é de Harvick e McMurray, outro por Jimmie Johnson e Clint Bowyer, depois mais um grupo formado por Kyle Busch, Denny Hamlin, Ryan Blaney e Ryan Newman.

Trevor Bayne e Ricky Stenhouse Jr. seguem isolados dos adversários mais próximos. Erik Jones é o primeiro fora da zona de classificação para os play-offs seguido de perto por Kurt Busch, o único classificado por vitórias para os play-offs que não está entre os 16 primeiros no campeonato da Nascar.

A classificação dos play-offs até o momento é essa logo abaixo:

1) Brad Keselowski (EUA) - 11 pts - 2 vitórias;
2) Martin Truex Jr. (EUA) - 10 pts - 1 vitória;
3) Jimmie Johnson (EUA) - 10 pts - 2 vitórias;
4) Kyle Larson (EUA) - 7 pts - 1 vitória;
5) Joey Logano (EUA) - 6 pts - 1 vitória;
6) Ryan Newman (EUA) - 5 pts - 1 vitória;
7) Kurt Busch (EUA) - 5 pts - 1 vitória;
8) Kevin Harvick (EUA) - 3 pts - 0 vitória;
9) Chase Elliott (EUA) - 2 pts - 0 vitória;
10) Ryan Blaney (EUA) - 2 pts - 0 vitória;
11) Kyle Busch (EUA) - 1 pt - 0 vitória;
12) Jamie McMurray (EUA) - 0 pt - 0 vitória;
13) Clint Bowyer (EUA) - 0 pt - 0 vitória;
14) Denny Hamlin (EUA) - 0 pt - 0 vitória;
15) Trevor Bayne (EUA) - 0 pt - 0 vitória;
16) Ricky Stenhouse (EUA) - 0 pt - 0 vitória;

A próxima etapa acontece no dia 07 de maio na terra dos Big Ones - os grandes acidentes -, o superoval de Talladega.

Nenhum comentário: