18 abril 2017

WEC 2017 - 6 horas de Silverstone - Toyota vence duelo particular com a Porsche na abertura do campeonato

O trio formado por Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Anthony Davidson venceram o duelo com os Porsches durante as 6 horas de Silverstone na abertura do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) no último domingo. Na classe LMP2, a surpresa foi a vitória da equipe estreante Jackie Chan DC Racing com o trio Ho-Ping Tung, Oliver Jarvis e Thomas Laurent. Outra surpresa aconteceu na classe LM GTE Am onde o time Clearwater Racing desbancou equipes estabelecidas a mais tempo no campeonato. Na classe LM GTE Pro, vitória do Ford GT #67 com o trio Andy Priaulx, Harry Tincknell e Luis Felipe Derani.

LM P1
Reprodução / YouTube / FIAWEC
A Toyota teve um duro duelo para vencer em Silvertone
A esvaziada classe LMP1 foi protagonizada pela disputa direta entre os carros da Toyota e da Porsche. A primeira corrida sem a Audi contou com apenas cinco carros na classe principal do WEC. A surpresa negativa foi o carro da ByKolles. O #4 teve um rendimento inferior aos carros da classe LMP2 chegando a classificar no meio do grid dos protótipos e andou por muito tempo apenas à frente dos GTs durante a corrida.

Os carros da Toyota e da Porsche fizeram um duelo particular ao longo das seis horas de corrida. Os quatro carros se revezaram na liderança da corrida, mas o destaque ficou para os carros da Toyota que ocuparam a ponta por muito mais tempo. Na verdade, os japoneses perderam a liderança quando começou a chover e nos minutos finais quando tiveram que parar uma última vez. Em todas as oportunidades, o retorno da Toyota para a ponta veio sem grandes problemas.

Os maiores problemas do japoneses ainda assim segue sendo a confiabilidade do material. Enquanto os Porsches e o carro #8 seguiram sem problemas durante as seis horas, o #7 sofreu de tudo um pouco. Primeiro a quebra de uma barra estabilizadora e mais tarde um forte acidente com José María López no comando do primeiro carro japonês. O #7 chegou a retornar aos pits, mas terminou a corrida com sete voltas de atraso, ainda à frente do carro da ByKolles.

O trio Anthony Davidson, Kazuki Nakajima e Sébastien Buemi lidera o campeonato seguido pelo trio do Porsche #2 formado Brendon Hartley, Earl Bamber e Timo Bernhard. Completando as três melhores equipes da classe LMP1 vem a equipe do Porsche #1 tripulado por Neel Jani, André Lotterer e Nick Tandy.

Clique para ampliar o resultado da LMP1

LM P2
Reprodução / YouTube / FIAWEC
A Jackie Chan DC Racing estreou com vitória na LMP2
A categoria com mais carros no grid foi a mais equilibrada. A pole foi do Oreca #26 da G-Drive (conduzido por Roman Rusinov, Pierre Thiriet e Alex Lynn), na largada o carro campeão de 2016 (o Alpine da Signatech #36 do trio Nicolas Lapierre, Gustavo Menezes e Matt Rao) assumiu a ponta e dominou a primeira metade da corrida.

Na segunda parte, a presença do Rebellion #31 (do trio Julien Canal, Nicolas Prost e Bruno Senna) e o Jackie Chan DC Racing #38 (do trio Ho-Pin Tung, Oliver Jarvis e Thomas Laurent) - e sim, a equipe é do ator chinês Jackie Chan - fizeram frente ao domínio do carro #36. O rendimento do Signatech Alpine caiu e principalmente o Jackie Chan #38 subiu na classificação para assumir a ponta e vencer.

O #31, de Senna/Prost/Canal, terminou em segundo e Oreca #28 da TDS Racing (conduzido por François Perrodo, Matthieu Vaxiviere e Emmanuel Collard) completou o pódio da etapa de abertura do campeonato.

Essa categoria já era uma das mais equilibradas das últimas temporadas e tem de tudo para continuar assim em 2017. É quase impossível prever quais serão os candidatos ao título tão cedo.

Clique para ampliar o resultado da LMP2

LM GTE PRO
Reprodução / YouTube / FIAWEC
O Ford #67 venceu mesmo com uma das portas abertas
A Ford, Ferrari e a Porsche travaram um belo duelo pela vitória na etapa de abertura. Mesmo assim a Ford parece estar um passa à frente das rivais, tanto que o #67 (do trio Andy Priaulx, Harry Tincknell e Luis Felipe Derani) enfrentou o problema da porta direita abrir sozinha durante a corrida. O problema exigiu que o #67 adiantasse pelo menos uma parada e mesmo assim terminou com uma vantagem de 15 segundos para a equipe rival mais próxima.

O segundo lugar ficou com a Ferrari #51 da AF Corse da dupla James Calado e Alessandro Pier Guidi e o terceiro posto foi do Porsche #91 da dupla Richard Lietz e Frederic Makowiecki.

Por sinal, a Porsche não teve um bom rendimento na classificação e os dois carros foram os últimos da classificação entre os LM GTE Pro. Na corrida, os dois Porsches 911 RSR subiram rapidamente na classificação. O único revés da montadora alemã foi o incêndio no motor do 911 RSR #92 que obrigou o abandono desse carro, o único da corrida.

Clique para ampliar o resultado da LM GTE Pro

LM GTE AM
Reprodução / YouTube / FIAWEC
A Clearwater Racing desbancou as favoritas na classe LM GTE Am
A Clearwater Racing - com uma Ferrari 488 GTE conduzida por Weng Sun Mok, Keita Sawa e Matthew Griffin - conseguiu uma vitória das mais improváveis. O time do carro #61 conseguiu ultrapassar o Aston Martin #98 (do trio Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e Mathias Lauda) nas últimas curvas da corrida.

O #61 conquistou a vitória por causa do toque entre o Aston Martin #98 e a Ferrari #54 da Spirit of Race que causou a rodada dos líderes da classe na última volta da corrida. Como a Ferrari #61 estava muito próxima, conseguiu a ultrapassagem graças ao incidente.

O Aston Martin fechou com o segundo lugar e o pódio dos LM GTE Am ficou completo com o Porsche #77 (do trio Christian Ried, Matteo Cairoli e Marvin Dienst).

Clique para ampliar o resultado da LM GTE Am



A próxima etapa do WEC será as 6 horas de Spa-Francorchamps entre os dias 04 e 06 de maio. Lembrando que essa já é uma etapa preparatória para as 24 horas de Le Mans, em junho, e deve contar com um número maior de participantes.

Nenhum comentário: