Hockenheim mais uma vez abriu a temporada do DTM |
A rodada dupla de Hockenheim também marcou a introdução de novas regras no campeonato alemão. Pilotos e equipes não podem mais usar o rádio ao longo das corridas, apenas antes e depois de cada prova, em caso de bandeira amarela e dentro dos pits. O pilotos agora tem o DRS limitado, podendo fazer uso do sistema em apenas 12 voltas de cada corrida. As relargadas devem ser feitas em fila dupla, como na Nascar. E para fechar, agora são permitidos apenas duas pistolas para a troca de pneus, aumentando o risco de erro durante a parada obrigatória e também a tornando mais lenta.
CORRIDA 01
Reprodução / YouTube / DTM
Lucas Auer liderou de ponta a ponta a Corrida 01 em Hockenheim |
Timo Glock mostrou todo o bom desempenho da BMW ao sair do quarto lugar e rapidamente ultrapassar as Mercedes de Gary Paffett e Edoardo Mortara ainda nas primeiras voltas de corrida. Mais tarde o alemão teve que lidar com Mike Rockenfeller de Audi. A pressão de Glock em Auer foi das mais fortes, mas o alemão não conseguiu quebrar a barreira imposta pelo piloto da Mercedes e fechou a corrida em segundo.
O melhor piloto da Audi na primeira corrida foi Mike Rockenfeller. O campeão de 2013 usou da estratégia para ganhar várias posições. O #99 fez a troca obrigatória de pneus bem cedo, fez várias ultrapassagens e rapidamente chegou as primeiras posições. O alemão não conseguiu resistir a forte pressão de Glock, mas fechou a corrida no sólido terceiro lugar.
O brasileiro Augusto Farfus Jr. começou o calvário do final de semana na largada. O piloto da BMW ficou parado no grid e partiu alguns segundos depois. Mesmo com o problema da largada, Farfus conseguiu ganhar as posições de Jamie Green, Maro Engel, Tom Blomqvist e Robert Wickens - todos envolvidos em acidentes - nas primeiras voltas. Conforme a corrida avançou, Farfus ganhou mais uma posição e fechou no 13º lugar.
Resultado da Corrida 01 em Hockenheim |
Reprodução / YouTube / DTM
Jamie Green foi preciso na estratégia para vencer a Corrida 02 em Hockenheim |
A largada já tirou Robert Wickens na primeira curva. O piloto da Mercedes tentou ultrapassar Loïc Duval e Nico Müller por dentro e causou o acidente que obrigou a entrada de Safety-Car. Na relargada outro acidente acabou decidindo a corrida de outro trio. Maxime Martin e René Rast se tocaram e o brasileiro Augusto Farfus foi a vítima. O trio Martin, Rast e Farfus abandonou ainda nas primeiras voltas da corrida.
Na briga pela ponta, Jamie Green aproveitou a relargada para tomar a liderança de Timo Glock. A partir desse ponto o inglês trabalhou para ganhar vantagem para administrar a liderança da prova. O piloto da Audi ainda recebeu uma punição por queimar a relargada. Green conseguiu escolher o momento certo para trocar os pneus slicks pelos de chuva e abriu mais de 14 segundos de vantagem, para administrar a liderança para sair com a vitória na Corrida 02.
Gary Paffett escalou o grid e foi ajudado pela troca de pneus que aconteceu no momento certo. O final de prova do veterano do DTM foi de uma ultrapassagem atrás da outra. Sem contar que a diferença de mais de 14 segundos de Green para os demais pilotos foi reduzida para pouco menos de cinco segundos de tão bom que foi o trecho final de prova de Paffett.
Marco Wittmann foi outro destaque da Corrida 02. O melhor piloto da BMW da prova largou da última fila, 17º lugar, e rapidamente entrou no Top 10. A troca de pneus no momento certo e alguns problemas entre alguns dos líderes - como a rodada de Edoardo Mortara na saída da curva 01 e a freada errada de Auer no grampo - ajudou a promover Wittmann para o segundo lugar. O atual campeão só não conseguiu segurar a pressão de Paffett, para fechar a corrida com o terceiro lugar.
Resultado da Corrida 02 em Hockenheim |
Lucas Auer sai com uma liderança até que folgada de Hockenheim mesmo com os poucos problemas na segunda corrida. O piloto da Mercedes já sustenta uma vantagem de 14 pontos para Jamie Green e Gary Paffett. Glock é o quarto colocado com 15 pontos de desvantagem para Auer. Mike Rockenfeller fecha o grupo dos cinco melhores do campeonato com 19 pontos de atraso para o líder.
Resultado do Campeonato após a primeira etapa do DTM |
CORRIDA 01
CORRIDA 02
Texto publicado no dia 09 de maio de 2017, às 22h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário