22 maio 2017

F-E 2016/17 - ePrix de Paris - Buemi vence pela quinta vez e conta com prova desastrosa de Di Grassi

Reprodução / YouTube / FIA Formula E Championship
Buemi termina a primeira metade do campeonato com uma mão na taça
Sébastien Buemi venceu pela quinta vez em seis etapas da temporada 2016/17 na Fórmula E. A corrida do último sábado foi amplamente dominada pelo piloto da eDams. Buemi ainda ganhou a ajuda da corrida desastrosa de Lucas Di Grassi que abandonou restando poucas voltas para o fim da prova.

Largando da pole, Buemi não teve nenhum problema em manter a liderança na largada e administrar a ponta da prova sem sustos. O suíço mais uma vez conquistou 28 pontos - soma da pontuação da vitória e da pole position - e agora lidera o campeonato com muita folga.

Jean-Éric Vergne largou em segundo e garantia um sólido segundo lugar na "prova de casa". O francês da Techeetah viu o carro perder a aderência no início da volta 34, foi direto ao muro e por ali mesmo abandonou a corrida.

O acidente de Vergne abriu caminho para uma boa conclusão da prova do argentino José María López. "Pechito" conseguiu segurar a posição na largada e seguia firme no terceiro lugar. Depois do abandono de Vergne, López foi promovido ao segundo lugar de onde não saiu mais. Esse foi o primeiro pódio de "Pechito" na Fórmula E.

O alemão Nick Heidfeld mais uma vez conseguiu um resultado excelente para a Mahindra. O "Quick Nick" ganhou a quarta posição já na largada e manteve-se atrás de "Pechito" durante todo o restante da prova. O abandono de Vergne ajudou Heidfeld conquistar o terceiro pódio da temporada, todos terceiros lugares - em Hong Kong, Mônaco e Paris -, que ajudam demais a Mahindra ser a quarta colocada no campeonato de equipes.

Felix Rosenqvist é outra peça fundamental no bom desempenho da Mahindra. O sueco já conquistou um pódio nessa temporada - em Marraquexe - e em Paris terminou quarto. Rosenqvist fez uma bela ultrapassagem sobre Esteban Gutiérrez para terminar logo atrás do companheiro de equipe.

Reprodução / YouTube / FIA Formula E Championship
Di Grassi teve uma corrida desastrosa em Paris e que o deixa mais longe de uma briga pelo título
Lucas Di Grassi teve uma corrida para esquecer em Paris. O brasileiro classificou-se em 14º, perdeu posições na largada, tinha um primeiro carro mal acertado e envolveu-se em mais de um incidente com Antonio Félix da Costa. No último o português da Andretti abandonou a corrida. Quando Di Grassi recuperou-se - justamente na troca de carros - e ganhava posições na pista e nos boxes, acabou punido com um Drive Through por fazer uma parada abaixo do tempo mínimo. O brasileiro despencou do sétimo para o 18º lugar. Para completar a corrida desastrosa, Di Grassi acabou batendo restando duas voltas para o fim.

Nelsinho Piquet largou em 12º e também buscou ganhar posições ao longo da prova. Em disputa com Tom Dillmann pelo 13º lugar, Piquet perdeu algumas posições e chegou a cair para o 16º lugar. A segunda metade de prova do brasileiro foi muito boa e Piquet fechou a corrida com um bom sétimo lugar.

Twitter / FIA Formula E (@FIAformulaE)
Resultado do ePrix de Paris (Clique para ampliar)
Buemi sai de Paris com uma vantagem de 43 pontos para Lucas Di Grassi. Se o suíço precisava de pelo menos 60 pontos de folga para o brasileiro antes da rodada dupla de Nova Iorque - etapa que Buemi vai perder por estar participando pela Toyota das 6 horas de Nürburgring do WEC - o francês já tem 71% dessa gordura necessária. O mais provável é que Buemi ultrapasse essa marca de 60 pontos de vantagem ao sair de Berlim no início de junho e garanta uma folga que faça iniciar a rodada dupla de Montreal na liderança do campeonato. Também devemos levar em conta que Di Grassi não deve conseguir marcar as duas poles, as duas melhores voltas das corridas e também sair vencedor das duas corridas nos Estados Unidos.

Resultado do campeonato após o ePrix de Paris
A próxima etapa da Fórmula E será a primeira da sequência de rodadas duplas. Serão dois ePrix de Berlim com corridas no sábado (10 de junho) e no domingo (11 de junho).

Nenhum comentário: