29 maio 2017

F-Indy 2017 - Indy 500 - Sato segura pressão de Castroneves e torna-se o primeiro japonês a vencer uma 500 milhas

Reprodução / Twitter / IndyCar Series (@IndyCar)
Sato tornou-se o primeiro japonês a tomar o leite de Indianápolis
Takuma Sato venceu pela primeira vez a 500 milhas de Indianápolis neste domingo. O piloto da Andretti Autosport e da Honda tornou-se o primeiro japonês a vencer a tradicional corrida do automobilismo americano depois de segurar a pressão de Hélio Castroneves nas voltas finais de prova. A Indy 500 deste ano ainda foi marcada pelo forte acidente de Scott Dixon que saiu ileso.

Reprodução / YouTube / indycar
Dixon e Howar saíram ilesos do acidente que mais chamou a atenção durante a Indy 500 deste ano
O primeiro quarto da corrida aconteceu sem grandes problemas, mas foi só chegar a volta 54 que o acidente mais forte da prova aconteceu. Jay Howard acertou o muro na saída da curva 01 e ao retornar para o meio da pista foi acertado por Scott Dixon. O #9 foi catapultado em direção ao muro interno da pista (você pode ver o acidente clicando na imagem acima ou na lista de reprodução no final do post). Apesar do forte acidente, os dois pilotos foram liberados do centro médico ilesos.

Fernando Alonso foi outro que surpreendeu. O espanhol da McLaren liderou 27 voltas e mostrou um desempenho muito regular ao longo de toda a corrida. Alonso sempre andou no Top 10 da corrida e não deixou nada a desejar em relação aos principais concorrentes a vitória, mas um velho problema voltou a assombrar o bicampeão da Fórmula 1. Na volta 179, o motor do espanhol quebrou e obrigou o #29 abandonar a corrida precocemente. Ao longo da corrida foram três quebras de motor da Honda. A primeira tirou Ryan Hunter-Reay da corrida na volta 137, a segunda tirou Charlie Kimball da corrida na volta 166 e a última foi a quebra de Alonso.

Takuma Sato, ao contrário dos "companheiros de montadora", tinha um motor no ponto e deu a arrancada para a vitória na volta 170. O japonês fez uma ultrapassagem dupla sobre Hélio Castroneves e Ed Jones para chegar ao segundo lugar na volta 178 de corrida. Na última relargada, restando dez voltas para o fim, o piloto da Andretti foi com tudo para cima de Max Chilton - então líder da corrida - e ultrapassou o inglês restando cinco voltas para o fim. Logo Sato teve que suportar a pressão de Castroneves para vencer pela primeira vez as 500 milhas de Indianápolis e tornou-se o primeiro japonês a vencer a corrida que chegou a edição 101 em 2017.

Hélio Castroneves que escapou por muito pouco do acidente de Dixon e Howard, seguiu com um rendimento muito bom durante toda a corrida. O brasileiro entrou de vez na briga na segunda metade da corrida. O brasileiro mostrava ter um bom desempenho e liderou nove voltas até iniciar a disputa nas voltas finais com Sato, Ed Jones e Chilton. Castroneves terminou em um bom segundo lugar que deu a liderança do campeonato ao brasileiro.

Ed Jones também seguiu a mesma estratégia de Castroneves e surgiu entre os líderes junto com o brasileiro também na metade final da corrida. Toda a parte final de prova, Jones apareceu como um dos concorrentes a vitória, mas acabou acomodando-se no terceiro lugar e não conseguiu fazer frente à Sato e Castroneves.

Tony Kanaan fechou a corrida em quinto, mas também fez bonito ao longo da Indy 500 deste ano. O brasileiro chegou a liderar 22 voltas da corrida no primeiro quarto de prova, mas perdeu posições após a rodada de paradas no boxes em bandeira verde. Kanaan sempre esteve entre os dez primeiros, mas não teve rendimento para brigar pela vitória na parte final da corrida terminando uma posição atrás de Chilton, companheiro de Chip Ganassi.

Resultado da Indy 500 de 2017
Como a Indy 500 tem pontuação dobrada e os pontos da classificação, o campeonato foi vítima de um verdadeiro terremoto depois das duas semanas de atividades no oval de Indianápolis. Hélio Castroneves é o novo líder do campeonato com 245 pontos e é seguido por três pilotos empatados com 234 pontos: Simon Pagenaud, Takuma Sato e Scott Dixon.

Alexander Rossi, Tony Kanaan, Will Power, Josef Newgarden e Ed Jones formam um grupo que briga entre o quinto e nono lugares do campeonato. James Hinchcliffe fecha o Top 10 do campeonato da Indy. A categoria de monopostos começa uma pequena maratona de cinco etapas em sete finais de semana já no próximo sábado.

O campeonato da Indy tem um novo líder após as 500 milhas de Indianápolis:
1) Hélio Castroneves (BRA) - 245 pts;
2) Simon Pagenaud (FRA) - 234 pts;
3) Takuma Sato (JAP) - 234 pts;
4) Scott Dixon (NZL) - 234 pts;
5) Alexander Rossi (EUA) - 190 pts;
6) Tony Kanaan (BRA) - 188 pts;
7) Will Power (AUS) - 186 pts;
8) Josef Newgarden (EUA) - 186 pts;
9) Ed Jones (EAU) - 185 pts;
10) James Hinchcliffe (CAN) - 170 pts;

A próxima etapa da Fórmula Indy será no próximo final de semana a rodada dupla de Detroit nos dias 03 e 04 de junho.

Nenhum comentário: