28 maio 2017

F1 2017 - GP de Mônaco - Vettel encerra jejum de 16 anos da Ferrari em Monte Carlo

Twitter / Formula 1 (@F1)
Vettel usou a estratégia para vencer pela segunda vez em Mônaco, a terceira vitória do alemão na temporada
Sebastian Vettel venceu o GP de Mônaco deste domingo. O alemão encerrou um jejum de 16 anos da Ferrari no principado, ampliou a liderança no campeonato, chegou a marca de três vitórias em seis corridas e é o único que terminou todas as corridas do ano no pódio. Lewis Hamilton conseguiu terminar em sétimo e Felipe Massa em nono.

Vettel contou muito com a estratégia para conquistar a vitória. O alemão da Ferrari atrasou a parada para troca de pneus em algumas voltas, andou muito rápido e conseguiu retornar para a pista à frente de Kimi Raikkonen para vencer pela terceira vez nessa temporada. Vettel encerrou um jejum de vitórias da Ferrari em Monte Carlo que já durava 16 anos. A última vez que a Ferrari venceu em Mônaco foi em 2001, também uma dobradinha, com Michael Schumacher em primeiro e Rubens Barrichello em segundo.

Kimi Raikkonen, que não marcava uma pole há nove anos - França em 2008 -, fazia uma corrida muito boa. O finlandês acabou parando cedo demais, em resposta as paradas de Valtteri Bottas e Max Verstappen, e perdeu muito tempo atrás de retardatários assim que voltou dos pits. Isso tudo acabou contando para Vettel voltar da parada à frente do finlandês que ainda assim completou a dobradinha da Ferrari no principado.

Daniel Ricciardo seguiu uma estratégia muito parecida com a de Sebastian Vettel. O australiano virou algumas voltas rápidas em sequência - três voltas seguidas fazendo a melhor volta da corrida - e conquistou o espaço necessário para saltar do quinto para o terceiro lugar na pista à frente de Valtteri Bottas e Max Verstappen. Grande manobra de Ricciardo para conquistar um resultado improvável em Mônaco.

Valtteri Bottas foi outra vítima da falta de rendimento da Mercedes em circuitos de baixa velocidade. O piloto do #77 conseguiu segurar o ritmo de Verstappen por um bom tempo e assim que Verstappen parou, o finlandês e a Mercedes responderam rapidamente fazendo a parada para troca de pneus e segurou momentaneamente o terceiro lugar. Acontece que a Mercedes não contava com o bom rendimento de Ricciardo e Bottas perdeu o último lugar no pódio. Essa talvez seja a maior decepção da prova deste domingo.

Max Verstappen bem que tentou, mas foi completamente anulado por Valtteri Bottas. O piloto da Red Bull chegou a soltar alguns xingamentos no rádio assim que soube que Ricciardo havia conseguido ultrapassar tanto ele quanto Bottas com a estratégia diferente na parada nos pits. Restou o quinto lugar para Verstappen.

Lewis Hamilton talvez tenha sido o grande destaque da corrida em Mônaco. O tricampeão largou do 13º posto e foi paciente para começar a conquistar posições. Hamilton conquistou uma posição na largada, segurou o máximo que pode a parada para troca de pneus, foi o último a fazer a troca de pneus na volta 47 e saltou para o sétimo lugar. O estrago no campeonato foi amenizado ao máximo com uma estratégia muito bem acertada.

Outro que foi nessa leva de Hamilton foi o brasileiro Felipe Massa. Largando do 14º lugar, o brasileiro contou com as quebras para terminar em nono mesmo com duas paradas para troca de pneus. Massa mostrou que toda a experiência ainda vale muito nessa Fórmula 1 atual e garantiu mais alguns pontinhos para a Williams nessa temporada.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Button causou o acidente mais preocupante da corrida e deixou Wehrlein vendo o mundo de lado
O grande acidente da corrida envolveu Jenson Button e Pascal Wehrlein. Preso atrás do alemão da Sauber durante toda a corrida, Button tentou uma ultrapassagem na Portier - na curva de entrada do túnel - e acabou jogando o #94 para o guard-rail. O acidente causou a entrada do Safety Car e uma longa bandeira amarela. O acidente causou o abandono tanto de Wehrlein quanto de Button. Para completar o dia triste para a McLaren que conquistava os primeiros pontos do ano acabou batendo a abandonando na parte final da corrida.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Ericsson abandonou após bater ao ultrapassar o safety car
O momento bizarro da corrida foi protagonizado por Marcus Ericsson. O sueco da Sauber bateu ao ultrapassar o safety car na Sainte Devote. Ericsson acabou escorregando no asfalto desgastado da curva 01 e acabou acertando a proteção.

Um destaque positivo foi a melhor volta de Sergio Pérez nos últimos instantes do GP de Mônaco. A volta de 1m14s820 é o novo recorde da pista de Monte Carlo neste traçado usado atualmente.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Resultado do GP de Mônaco, sexta etapa do campeonato
O campeonato de pilotos tem uma liderança folgada de Vettel a partir de agora. O alemão já tem 25 pontos de vantagem - o equivalente a uma vitória - para Lewis Hamilton e tem uma boa gordurinha para queimar. Bottas é o terceiro colocado isolado, o mesmo para Raikkonen no quarto lugar. Daniel Ricciardo e Max Verstappen trocaram posições no quinto e sexto lugares.

Do sétimo em diante a coisa está um pouco mais embolada. Pérez tem uma folguinha para Sainz, Massa e Ocon completando o Top 10 até o momento.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Campeonato de Pilotos após o GP de Mônaco, sexta etapa da temporada
Desta vez, a Ferrari conseguiu sair de uma corrida com uma vantagem significativa para a Mercedes no Campeonato de Construtores. Os italianos tem 196 pontos contra 179 dos alemães, 97 da Red Bull, 53 da Force India - primeira corrida que o time não pontuou neste ano -, 29 da Toro Rosso, 20 da Williams, 14 da Renault e da Haas e o zero ponto da McLaren.

A próxima etapa da Fórmula 1 será o GP do Canadá entre os dias 09 e 11 de junho.




Caso não consiga assistir a lista de vídeos incorporada acima, você pode vê-la clicando neste link aqui.

Nenhum comentário: